Ação foi movida pela UNE (União Nacional dos Estudantes) | Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
A União Federal foi condenada nesta quinta-feira, 30, a pagar uma indenização de R$ 50 mil. O motivo foi uma fala do ex-ministro Abraham Weintraub, na qual ele afirmava que as universidades públicas brasileiras possuem "extensivas plantações de maconha" e que os laboratórios de química das instituições fabricam drogas sintéticas.
Na ocasião, a fala de Weintraub foi parte de uma entrevista ao Jornal da Cidade Online, sendo divulgada nas redes sociais dele depois.
A ação foi movida pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Segundo informações do UOL, a juíza Silvia Figueiredo Marques ressaltou o "viés ideológico do ex-ministro" e afirmou que o ex-ministro não apresentou provas de suas acusações.
"O Ministro não expressou simplesmente preocupação com o consumo e tráfico de drogas nas universidades, ele foi além e atingiu indiscriminadamente a dignidade e ética de toda a comunidade docente e discente das instituições", escreveu a magistrada.
Conforme a decisão, a União também deverá arcar com os honorários advocatícios do processo gastos pela UNE, correspondentes a R$ 5 mil.