Uso constante de máscaras será obrigatório durante a aplicação do exame | Foto: Agência Brasil
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai se aplicada neste domingo, 17. Apesar de mudanças anunciadas por conta da pandemia de Covid-19, algumas coisas não se alteraram. O candidato deve sair de casa mais cedo, como de costume, para não se atrasar.
>>Salvador conta com operação especial de trânsito e transporte para Enem
O horário de fechamento dos portões se mantém às 13h e os candidatos que chegarem após este horário não poderão fazer o exame. No entanto, o que mudou foi o horário de abertura dos portões, que ocorrerá às 11h30 (confira os horários abaixo).
Não é obrigatório que o aluno apresente o Cartão de Inscrição para entrar nos locais de prova, mas ter esse material em mãos — que fica disponível no Portal do Enem na internet, na Área do Candidato — pode ser muito útil.
Lá, vão estar disponíveis além dos dados do candidato (nome completo, CPF, etc.), informações sobre o local de prova, como o endereço e a sala na qual o estudante foi alocado para a realização do exame.
É obrigatório, no entanto, que o candidato esteja com um documento oficial com foto (RG, CNH ou passaporte), uma caneta de tinta preta fabricada em material transparente (é prudente levar mais de uma) e máscara. Sem esses itens, o candidato não faz a prova.
Medidas de prevenção
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira) determinou uma série de medidas a fim de combater a propagação do novo coronavírus. As informações são da CNN Brasil.
- Uso constante de máscaras é obrigatório, apenas com exceção breve para o consumo de líquidos e alimentos, instruído pelo aplicador do exame;
- O candidato deve levar sua própria garrafa de água para a prova, pois o acesso aos bebedouros será vetado;
- Disponibilidade de álcool em gel em todas as salas e banheiros. O aluno será obrigado a higienizar as mãos antes de entrar na sala de aula;
- Os aplicadores e outros profissionais envolvidos no momento da confecção da prova irão usar equipamentos de biossegurança (máscaras, luvas, face shield);
- Ocupação de 50% da capacidade das salas apenas;
- Janelas e portas devem permanecer abertas, para melhorar a circulação do ar no ambiente;
- Pessoas que declararam fazer parte dos grupos de risco para a Covid-19 no momento da inscrição farão a prova em salas com 25% da capacidade ocupada;
- A segunda prova do exame acontecerá no dia 24.