Candidatos barrados não precisam pegar nenhum comprovante para confirmar que foram impedidos | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Candidatos que foram barrados no 1º dia do Enem 2020 no último domingo, 17, poderão comparecer ao 2º dia de provas neste domingo, 24, ou pedir a reaplicação das duas datas do exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.
Em ao menos 11 dos 14.447 locais de aplicação, candidatos foram barrados porque as salas estavam lotadas e não era possível garantir o distanciamento. O número é um balanço do Inep.
Segundo o governo, os casos ocorreram em seis cidades - Curitiba, Londrina, Florianópolis, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas-, mas há relatos de mais ocorrências além daquelas registradas inicialmente.
Segundo o MEC, os candidatos barrados não precisam pegar nenhum comprovante para confirmar que foram impedidos de fazer a prova. O índice de abstenção ficou em 51,5%, o maior da história. Uma série de ações judiciais questionou a segurança da realização do Enem em meio à alta de mortes e casos por Covid.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a realização em meio à pandemia foi "um sucesso" e "algo vitorioso".
Um dia após o primeiro domingo de Enem, a Defensoria Pública da União pediu o adiamento do 2º dia e remarcação da prova para quem faltou ao 1º dia.