O jornal A TARDE altera sua seção de classificados, conhecida como Populares, a partir da edição desta segunda-feira, 15, data em que completa 100 anos. A mudança facilitará a leitura e tornará mais ágil a consulta dos classificados que mais vendem na Bahia.
"Modernizamos esse caderno, que é tão amado pelos leitores. Optamos por um visual leve e jovial com a mudança da tipologia", afirma a gerente de Classificados do Grupo A TARDE, Sueli Santos.
Com a mesma proposta, foi feita a redução do índice de dez para quatro tópicos: Empregos, Imóveis, Veículos e Diversos. Cada um será indicado por uma cor.
Os anúncios ganham mais espaço, com a redução de dez para nove colunas por página. A alteração irá garantir melhor navegabilidade, além de deixar o espaço mais arejado. A largura dos anúncios foi ampliada, diminuindo a quebra de palavras nas linhas. Ao lado da marca foi introduzida a figura de um mascote, que dará personalidade ao produto e ratificará o compromisso do Grupo A TARDE com a modernização.
Também para facilitar a leitura, os grupos de anúncio serão separados por barras, o que permitirá ao leitor imediatamente perceber quando acabam as ofertas de um grupo e começam as de outro. "As seções serão fechadas em blocos, para evitar que anúncios de produtos diferentes ocupem o mesmo espaço", afirma o diretor comercial do Grupo A TARDE, Hélvio M. Alcoba Jr. Segundo ele, isso segue a tendência adotada pelos principais jornais do mundo.
Conteúdo - A TARDE é o único jornal do Brasil que possui um caderno de classificados diário. Além das ofertas, três vezes por semana são publicados também conteúdos jornalísticos que ajudam o leitor a comprar, construir ou decorar um imóvel; comprar ou manter um carro; ou arrumar um emprego.
O Classiautos, sobre veículos, circula com o jornal A TARDE às quartas-feiras. O Imobiliário, aos sábados. Já o caderno Empregos, com reportagens e colunas informativas, sai aos domingos.
O leitor reconhece a qualidade e a eficiência do produto, o que é revelado por números. Uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos Marplan, no ano passado, mostrou que 81% das pessoas que colocaram anúncio em jornais da Grande Salvador utilizaram os classificados de A TARDE. Do total de pessoas que responderam a anúncios de classificados, 66% foram para as ofertas publicadas em A TARDE. Para 67% dos 2.085 mil entrevistados no levantamento do instituto, os classificados do Jornal A TARDE são os mais eficientes para anúncios. O Ipsos Marplan é uma referência nas análises de mídia e consumo no Brasil.
Elaboração - O processo de elaboração do projeto para a reformulação do Populares durou seis meses e foi realizado pelo designer Adriano Neri, da empresa OPS.Cria.
A transformação faz parte de uma série de reformulações que estão sendo feitas pela nova diretoria do Grupo A TARDE, que tomou posse no início do mês passado. "Resolvemos iniciar as mudanças pelos classificados, que é um produto muito eficiente, mas que pedia uma modernização. E é preciso salientar a qualidade do projeto desenvolvido pela OPS.Cria", afirma Alcoba Jr.
As mudanças na versão impressa dos classificados de A TARDE logo chegarão também ao portal do jornal na internet (www.atarde.com.br). Estão sendo desenvolvidas novas ferramentas de busca para auxiliar o leitor que procurar por ofertas também na plataforma digital.