O gerente da Unidade de Mercado do Sebrae, Jacques Leite, destaca que para aproveitar as possibilidades de exportação trazidas pela valorização do dólar, os pequenos empresários têm que se preparar para competir no mercado externo.
"É importante que as empresas busquem qualificação, aumento de produtividade, cuidados com a embalagem e outras providências que permitam a competição no mercado externo", afirma Leite, lembrando que em alguns casos essa preparação pode levar meses ou até um ano.
Ele assinala que ao se preparar para competir no mercado externo a empresa está se qualificando também para enfrentar melhor a concorrência no mercado doméstico. "Ao final, a empresa está investindo em sua produtividade", pondera Leite.
O gerente ressalta que o Sebrae tem promovido ações para a internacionalização das pequenas empresas , como a oferta periódica de cursos de ensino a distância por meio do site www.sebrae.com.br.
"O governo federal já têm feito algumas ações para facilitar a vida de quem quer exportar, e o Sebrae deve apresentar mais novidades para os pequenos empresários nos próximos meses", afirmou o gerente.