Fábio Bittencourt | Foto: Luciano da Matta | Ag. A TARDE
Dona da agência Anaju, Anajúlia vai participar da Semana do Sebrae
Com mais de 43 mil vagas e 748 horas de programação, começa na terça-feira, 1º, e vai até sábado, 5, em Salvador e mais 59 municípios baianos, a quarta edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial. Aqui na capital o evento acontece simultaneamente no Hotel Fiesta e Espaço Colabore (Parque da Cidade). Para se inscrever e conferir a grade completa, os interessados devem acessar o endereço na internet www.semanasebrae.com.br.
Mas é bom correr. Segundo o gerente regional do Sebrae, Rogério Teixeira, o número por turma (em cada atividade) é limitado e a procura, grande. De acordo com ele, trata-se do maior encontro de educação corporativa do estado, com o objetivo de “preparar donos de micro e pequenas empresas e apresentar soluções para que eles possam enfrentar os desafios vividos no dia a dia”.
Além de presenciais, há uma série de cursos online – a maioria gratuita –, com transmissão ao vivo pelo YouTube e direito a bate-papo para tirar dúvidas, até mesmo por meio de grupo no WhatsApp. E também seminário a R$ 25; oficina a R$ 30; palestra e workshop custando entre R$ 50 e R$ 100.
“São conteúdos bastante relevantes, envolvendo abordagens práticas voltadas para a realidade dos pequenos negócios, com a participação de especialistas em diversas áreas, de forma a melhor auxiliar os empreendedores, suas equipes em seus processos de vendas, gestão, expansão. É uma oportunidade e tanto de aprendizado, com preços módicos, e alguns treinamentos sem custo”, fala Teixeira.
Marketing digital; atendimento de excelência; redes sociais; estratégia; planejamento; finanças; inovação. Estes são só alguns dos temas discutidos durante os cinco dias de qualificação – que acontecem em cidades como Amargosa, Barreiras, Brumado, Cruz das Almas, Itacaré, Feira de Santana, Morro do Chapéu, Vitória da Conquista, Caculé e Valença.
Sem lembrar se essa vai ser a sua “terceira ou quarta vez” no evento, quem confirmou presença este ano – não só a sua, como da equipe comercial e administrativa – foi a empresária Andrea Machado, sócia da We Do, marca especializada em piso de madeira e revestimento em microcimento, há seis anos no mercado. Ela diz ainda que queria levar o pessoal da produção, masque uma “obra grande” a impediu de liberar o pessoal.
“Para uma pequena empresa é muito importante (a iniciativa). Tem sempre algo para se aprender. Você pode ser bom no que faz, no que te interessa, mas é em uma semana como essa que a sua cabeça abre mais. Onde você encontra pessoas com problemas parecidos com os seus, e também soluções. O momento é de mais conhecimento. O pequeno empresário faz tudo: é marketing, vendas, gestor”.
Andrea é empresária do tipo consciente, que faz o dever de casa. “Tomamos todo cuidado com produtos e processos, e trabalhamos com os mais exigentes fornecedores e parceiros de cada área. Com madeira certificada e selo verde. Participo de todas as obras e faço quantos cursos puder. A minha mão de obra foi quem me ajudou muito, e procuro estar com as pessoas certas. Essa troca é importante. São várias equipes, um time só”.
Treinamentos e estratégias
A administradora e relações-públicas Anajúlia Paes, de 30 anos, é o que se pode chamar de empreendedora nata. Dona de uma agência de marketing digital voltada para micro e pequenas empresas (Anaju) e uma agência de viagens na internet (1,2,3 e Já Viagens), de levar o assunto capacitação tão a sério inaugurou a Escola Cafeína, de cursos práticos para empreendedores.
Atenta a tudo quanto é tipo de treinamento, claro, diz que no início do ano participou de uma edição do Empretec – também no Sebrae – e que na próxima quinta-feira vai conferir o seminário Hábitos do Sucesso e Inteligência Financeira, com Gustavo Cerbasi e Jonathas Freitas. Cerbasi é uma das maiores referências em educação financeira, autor de 16 livros sobre o tema; Freitas é sócio-criador do Gerenciagam – empresa desenvolvedora de aplicativos com faturamento estimado em torno de R$ 20 milhões por ano.
Dono do perfil Dicas Digitais, em uma rede social, com nada menos de 365 mil seguidores, o estrategista e palestrante Rapha Falcão vai ministrar oficina intitulada Técnicas para anúncios poderosos. Segundo ele, a ideia é mostrar como fazer comunicação por meio do Facebook e Instagram, “de forma simples e descomplicada”.
“Nos dias de hoje é fundamental saber utilizar a ferramenta. Anúncio é uma forma de impulsionar resultados, promover engajamento, chegar ao público-alvo”, fala ele.