Pequenos e grande empreendedores usam criatividade para atrair clientes | Foto: Arquivo Pessoal | Carol Cristo Cake
Família reunida, troca de ovos de chocolate e comidas tradicionais, esse o cenário nas casas da maioria dos baianos durante a Semana Santa e Páscoa, porém, esse ano será diferente. Com a rápida disseminação do novo coronavírus, que tem como principal medida de prevenção o isolamento social, muitas empresas que fornecem esses alimentos já sentem os reflexos dessa crise mundial.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fercomércio-BA), a expectativa é que haja uma queda de 5,6% nas vendas durante esse período. O Portal A TARDE entrou em contato com pequenos e grandes empreendedores do ramo e a resposta foi a mesma, é necessário se reinventar para atender as orientações das autoridades ligadas à saúde e, ao mesmo tempo, atrair o público em meio a pandemia.
Há 6 anos trabalhando com confeitaria, a dona da marca Carol Cristo Cake, conta que a sua ajudante está doente e ainda não sabe se o diagnóstico é gripe ou Covid-19. “Pediram que ela ficasse 14 dias em casa. Hoje preciso produzir tudo sozinha, então o desgaste é grande, mas preciso muito trabalhar, tenho dois filhos que dependem disso. Mesmo na dificuldade, precisar acreditar e ter fé em Deus”, diz Carol.
Com a agenda de março que foi cancelada após estar lotada, a microempreendedora não perde as esperanças. “Esse ano minha expectativa era de crescimento de pelo menos 30% nas vendas. Porém, essa pandemia reduziu minhas expectativas em mais de 60%. O desespero tem seu lado bom, faz pensarmos rápido, agirmos com sagacidade. Então, criei kits lanches diários com valores atrativos e está sendo um sucesso”, diz ela.
Delicatessen aposta em ovos de Páscoa personalizados | Foto: Divulgação | Pão &Vinho
Assim como Carol, a delicatessen Pão & Vinho também precisou trazer novidades nesse momento. “Somos uma empresa que além de tradicional é muito criativa e busca a inovação. Nesse momento criamos novas formas de levar a qualidade e o excelente atendimento de sempre aos nossos clientes. Uma dessas iniciativas é não deixar que a Páscoa acabe. Então, estamos produzindo e entregando ovos personalizados, onde o cliente monta seu ovo como quiser e ainda pode escrever frases de chocolate para mandar uma mensagem para alguém que está distante”, explica a gerente Sabrina Souza.
A rede Perini, através da assessoria de comunicação, afirmou que está preparada para continuar atendendo os clientes e “além das lojas bem abastecidas, a Perini está com serviço de encomenda de pratos prontos para almoços da Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa. Foram lançadas seis cestas com produtos da Semana Santa”.
Com uma expectativa de redução aproximada de 40% no faturamento da Páscoa, a mercearia gourmet Almacen Pepe informou que parou a produção de ovos de Páscoa há duas semanas “por conta da perspectiva da redução de vendas desse que é um dos principais produtos de venda na Páscoa”.
“Estamos reduzindo ao máximo os custos e mantendo o nível de serviço e qualidade de produtos para nossos clientes. Sem demissões até então, por conta da pandemia reduzimos nosso horário de funcionamento, demos férias a alguns funcionários e estamos fazendo promoções que ajudem o cliente a comprar maior quantidade e evitar assim a vir mais vezes fisicamente nas lojas”, explicou o gerente de marketing André Faro.
A gerente da Pão & Vinho conta que o serviço de entregas tem sido bastante requisitado durante o período de isolamento social. “Estamos usando muito o delivery, levando pão quentinho todos os dias na casa de nossos clientes. Além dos itens de mercearia, frios e todas as refeições . Também estamos tomando todo o cuidado e precauções de higiene internas e na hora da entrega. Acima de tudo sempre vem a segurança de nossos colaboradores e clientes”.
O delivery tem sido a alternativa utilizadas por todos, seja por meio de aplicativos ou, como é caso de Carol, em que ela mesma faz as entregas. Para eles, o importante é manter as vendas e lutar contra a queda no faturamento.