O resultado foi o primeiro triunfo do Esquadrão longe de Salvador
O Bahia conquistou na manhã deste sábado, 24, sua primeira vitória fora de casa. Em partida realizada na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Esquadrão bateu o Atlético-MG pelo placar de 1 a 0. O único gol do confronto foi anotado pelo artilheiro Gilberto, ainda no primeiro tempo.
>> Veja a tabela de classificação e jogos da Série A
Com o resultado, o Tricolor subiu duas posições na tabela e ocupa, momentaneamente, a oitava colocação, com 24 pontos. Enquanto isso, o Galo amargou sua segunda derrota consecutiva e estacionou nos 27 pontos, ocupando a quinta posição na classificação.
Agora, o Bahia terá mais uma semana de descanso e só volta a entrar em campo no sábado, 31, às 17h, contra o CSA, na Arena Fonte Nova. A partida será válida pela 17ª rodada do Brasileirão Série A.
O Jogo
O Atlético começou a partida jogando mais avançado, tentando impor seu estilo de jogo e fazendo valer o fator casa. No entanto, a primeira chance de perigo veio do lado baiano, aos 13 minutos, após escanteio fechado cobrado por Lucca e Cleiton se recuperar muito bem para fazer a defesa.
Seis minutos depois, aos 19, Lucca recebeu na entrada da área e finalizou para mais uma grande defesa do arqueiro alvinegro. Na sequência, o lateral do Galo, Hernandez, tentou sair jogando mas Nino se antecipou para recuperar a bola e lançar dentro da área para Gilberto balançar as redes, mais uma vez, na temporada. Com o tento, o centroavante chegou ao seu 23º gol no ano, oitavo no Brasileiro.
A partir daí, a estrela do goleiro Douglas começou a brilhar no gramados mineiros. Aos 21 minutos, após boa trama do Galo pelo lado direito, Geuvânio finaliza para uma defesa espetacular do arqueiro tricolor. No entanto, o auxiliar já havia levantado a bandeira.
Se a primeira não valeu, o Atlético subiu novamente pelo lado direito e Geuvânio, dessa vez em posição regular, recebeu e chutou para mais uma defesa de Douglas. Entre muitas finalizações para fora, porém perigosas, a equipe mineira começava a tomar conta da partida. No final da primeira etapa, com 40 minutos, Otero cruzou na medida para Alerrandro cabecear no contrapé do goleiro do Esquadrão que se recuperou muito bem para espalmar.
Na segunda etapa, o técnico alvinegro, Rodrigo Santana, tentou deixar o time ainda mais ofensivo. Sacou o meia Otero, para dar lugar ao atacante Maicon Bolt. Logo no início, as alterações pareceram surtir efeito, com o Atlético chegando ao campo de ataque em quatro oportunidades nos primeiros 10 minutos de jogo.
No entanto, o impeto do Galo foi se perdendo no decorrer da etapa final. Com isso, a partida começou a ficar morna e possibilitando, inclusive, algumas subidas do Esquadrão que também foram interceptadas pelas boas defesas do goleiro Cleiton.
Assim, quando Rodolpho Toski Marques levantou os braços apitando o final da partida, tínhamos a quebra de dois tabus em Minas Gerais. De um lado, o Tricolor vencia seu primeiro jogo fora de casa. Do outro, o Atlético Mineiro perdeu a invencibilidade, que já durava 23 partidas, na Arena Independência.
*Sob supervisão da repórter Keyla Pereira