Volante Gregore volta a equipe após cumprir suspensão na última rodada | Foto: Felipe Oliveira | EC Bahia
No momento é difícil pensar em um cenário mais favorável para o Bahia voltar a vencer na Série A do Campeonato Brasileiro do que o que irá se apresentar no duelo desta quarta-feira, 6, na Arena Fonte Nova, contra a vice-lanterna Chapecoense. O Tricolor que nitidamente atravessa o seu pior momento em toda a competição, concentra todos os seus esforços em conseguir o triunfo contra a ameaçada equipe de Santa Catarina.
Se a torcida do Esquadrão passava por uma 'lua de mel' com a equipe comandada por Roger Machado nos últimos meses, esse momento definitivamente se encerrou com a sequência de três derrotas seguidas contra Ceará, Internacional e Santos (duas delas em casa). No returno do Brasileirão, o Bahia também perdeu para Athletico-PR, Fluminense e Corinthians.
A péssima campanha na segunda parte do Brasileirão levou o Tricolor, outrora 5° colocado do campeonato, a 10° posição do certame nacional. Ainda assim, a irregularidade dos adversários diretos faz com que o sonho de conseguir uma vaga na Libertadores de 2020 se mantenha viável, mesmo que o atual desempenho da equipe mostre o contrário.
Restando oito jogos para o fim da competição, o Bahia segue a apenas quatro pontos do Internacional, equipe que fecha o atual G-7 do Brasileirão. Com o Athletico-PR já garantido na Libertadores, por ser o atual campeão da Copa do Brasil, resta ao Bahia apenas três adversários na luta por um lugar no torneio continental - Goiás, Corinthians e Internacional.
Para poder voltar mais uma vez a sonhar em disputar a Libertadores, algo que o Bahia não consegue desde 1989, os comandados de Roger Machado precisam fazer o dever de casa nesta rodada contra a Chape. Em entrevista coletiva concedida na terça-feira, 5, o zagueiro Juninho afirmou esperar uma partida complicada contra a vice-lanterna.
"Todos os jogos são difíceis, como foi contra CSA, vários outros times, mesmo abaixo da gente. Jogos difíceis com resultados minúsculos. A gente sabe a dificuldade e temos que ficar atentos. Há duas semanas, eles ganharam do Atlético-MG na casa deles. Então, é um jogo para ficar esperto e conquistar os três pontos", disse Juninho.
Bahia conta com retornos
Para a partida desta quarta, o Bahia contará com os retornos dos volantes Gregore e Ronaldo, que devido a suspensão pelo terceiro cartão amarelo, ficaram de fora do duelo contra o Cruzeiro. Assim, após uma sequência de partidas com desfalques, o Tricolor volta a ter quase todo o elenco à disposição.
No entanto, não será surpresa se o técnico Roger Machado decidir realizar mais algumas mudanças na equipe, que passa por um evidente declínio técnico. No duelo diante do Cruzeiro, o treinador barrou o atacante Gilberto, artilheiro do clube na temporada e promoveu a entrada de Fernandão. O centroavante inclusive deve voltar a ganhar uma sequência de jogos como titular.
Como vem a Chape
Com 21 pontos conquistados em 30 jogos, a Chapecoense precisa de um aproveitamento recorde para fugir da temida zona de rebaixamento e evitar o descenso para a segunda divisão.
Para enfrentar o Bahia, o 'Verdão do Oeste', terá o retorno do goleiro João Ricardo e do atacante Henrique Almeida. O único desfalque da equipe será o meia Camilo, que será poupado.
Retrospecto
Segundo dados estatísticos do site Ogol, Bahia e Chapecoense se enfrentaram apenas sete vezes na história, todas pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor venceu apenas uma vez, a Chape três, e outras três partidas terminaram empatadas. A equipe catarinense marcou oito gols, enquanto o Esquadrão marcou apenas quatro.
No primeiro turno do Brasileirão deste ano, as equipes se enfrentaram pela 12° rodada, na Arena Condá. Na ocasião, o duelo terminou empatado em 0 a 0.
*Sob supervisão da editora Keyla Pereira