O centroavante ainda pediu paciência com o atacante Thiago e rasgou elogios para o técnico Dado Cavalcanti | Foto: Felipe Oliveira | EC Bahia
Na zona de rebaixamento e com três pontos de distância para o Fortaleza (16º colocado), o Bahia precisa urgentemente vencer o Corinthians nesta quinta-feira, 28, pela partida atrasada da 30º rodada do Brasileirão Série A. Apesar de ter conseguido bons resultados desde que Vagner Mancini assumiu o time — nove vitórias e quatro empates em 18 jogos — o Alvinegro vive um surto de Covid-19 e cerca de 10 atletas não devem ter condições de enfrentar o Esquadrão.
>>Veja tabela de classificação e jogos da Série A
Em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta quarta-feira, 27, Gilberto minimizou os desfalques que o treinador do Timão terá para armar o time contra o Bahia. O centroavante ratificou que o Esquadrão precisa manter o foco no seu próprio desempenho, sem pensar muito na produção adversária.
“Acho que a gente tem que focar na nossa produção, melhorar alguns aspectos, melhorar bastante, conseguir fazer um bom jogo. O resultado será consequência do bom jogo que fizermos”, destacou o atacante.
Na derrota por 2 a 0, diante do Sport, o atacante retornou aos titulares após se recuperar da Covid-19. No entanto, segundo o próprio Gilberto, o ritmo de jogo ainda não se encontra no mais adequado. “Ainda um pouco... como posso falar, um pouco cansado, sem estar na melhor forma. Mas passou o jogo, treinei forte, espero poder ajudar no próximo jogo, que é importante para a gente”.
Na reta final desta temporada, Gilberto tem ganhado algumas companhias novas no sistema de ataque do Tricolor, principalmente após bom desempenho de alguns jogadores na Copa do Brasil sub-20. Entre os nomes de destaque está o atacante Thiago, que marcou seu primeiro gol como profissional no triunfo contra o Athletico-PR, mas perdeu uma boa chance na última partida, diante do Sport.
Quanto ao desempenho da jovem promessa do Esquadrão, Gilberto afirmou que precisa haver paciência com o garoto e que ele ainda dará muitas alegrias ao torcedor do Bahia. Além disso, o experiente centroavante de 31 anos ainda se colocou à disposição para orientar o atleta e ajudar em seu desenvolvimento.
“A gente tem que passar tranquilidade. É um garoto com potencial enorme, muito agudo. Acho que por se tratar de uma decisão, mais uma que a gente tem, o torcedor ficou chateado. Mas tenham paciência, ele vai nos ajudar bastante nessa reta final. Estou todos os dias aqui para orientar quem quer que precise. Se ele precisar da minha orientação, assim como fiz no jogo, quando aconteceu o momento decisivo dele poder fazer uma jogada e um gol, falei para ele ter calma. Ele estava um pouco sem ângulo para chutar da forma que chutou. Também não podemos colocar a culpa em um garoto de 19 anos. A gente tem que fazer nosso trabalho e fazer bem feito, assim ele vai conseguir nos ajudar”, garantiu o camisa 9.
Por fim, o artilheiro do Esquadrão na temporada rasgou elogios ao técnico Dado Cavalcanti. Em seu quinto jogo no comando técnico do Tricolor, o treinador acumulou três derrotas — Internacional, Grêmio e Sport — e um empate, tendo vencido apenas o jogo contra o Furacão, pela 31ª rodada do Brasileirão Série A.
Apesar dos resultados, o atacante disse que o comandante tem conseguido passar confiança para o grupo. Além disso, Gilberto ainda falou que também cabe aos jogadores a responsabilidade pelos resultados adversos que tem aparecido ao longo da temporada.
“Trabalho é excelente. Dado é uma pessoa de suma importância para o Bahia. Mostrou para nós que conseguimos jogar um bom futebol e que podemos conseguir resultados importantes. Em algum momento as coisas não saem como queremos, mas, nesses momentos, como falam os mais antigos no clube, devemos assumir a responsabilidade. Por isso estou aqui, por isso vou fazer de tudo para tirar o Bahia dessa situação”, finalizou o atacante.