O campeão mundial João Derly está fora da equipe que representará o Brasil no Campeonato Pan-Americano, de 25 a 27 de maio, em Buenos Aires. O meio-leve foi cortado em virtude de uma lesão no ombro esquerdo. Derly será substituído por Leandro Cunha que, em 2004, sagrou-se campeão pan-americano ao bater na final o cubano Yordanis Arencibia.
"Fico triste de estar fora de uma competição importante como esta, ainda mais a poucos dias da viagem. Mas sei que tenho que pensar primeiro na minha saúde", comentou Derly, que ainda passará por avaliação para saber se precisará se submeter a uma artroscopia no local. "Já venho sentindo dor desde o começo do ano, mas a situação se agravou agora. No Desafio contra o Japão, senti bastante no final da luta", completou o gaúcho, que foi campeão do Pan 2005, em Porto Rico, quando o Brasil foi representado pela equipe Sub-25.
"Esperamos contar com o João no Mundial por equipes, em setembro, em Paris", afirmou o técnico da seleção masculina, Luiz Shinohara.
Em 2004, Leandro Cunha já tinha vivido situação semelhante a de agora. Na ocasião, ele substituiu o então titular Henrique Guimarães e voltou da Venezuela com o ouro.
"Apareceu a oportunidade novamente e vou aproveitar ao máximo. O Pan vai ser um bom termômetro para avaliar o nível dos principais judocas do continente para o Pan-2007. Quero estar entre os primeiros", disse ele, que espera contar com o efeito surpresa. "O João hoje é mais visado e acredito que os adversários estejam esperando por ele", acrescentou o judoca, que terá a missão de somar pontos para a categoria meio-leve rumo à classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.O Pan 2006 é uma das cinco competições que valem ranqueamento para as próximas olimpíadas.
Outra novidade na equipe masculina brasileira é convocação de Carlos Honorato para competir na categoria absoluto (sem limite de peso). Honorato, que em janeiro perdeu a seletiva do peso médio, conquistou o título no absoluto (e no médio) no Pan de 2004.
"É um reconhecimento ao empenho dele nos treinamentos das últimas semanas e também por sua boa apresentação no Desafio contra o Japão", explicou o treinador Shinohara.
"Fico feliz com mais esta oportunidade. Me dediquei bastante e vou buscar com todas as minhas forças mais uma medalha de ouro no Pan", comentou Honorato.
Assim, a seleção brasileira para o Campeonato Pan-Americano será composta por:
Masculino:-60kg: Denílson Lourenço
-66kg: Leandro Cunha
-73kg: Moacir Mendes Jr
-81kg: Flávio Canto
-90kg: Hugo Pessanha
-100kg: Mario Sabino
+100kg: Daniel Hernandes
Absoluto: Carlos Honorato
Técnico: Luiz Shinohara
Feminino:
-48kg: Daniela Polzin
-52kg: Érika Miranda
-57kg: Danielle Zangrando
-63kg: Vânia Ishii
-70kg: Kelly Silva
-78kg: Edinanci Silva
+78kg: Aline Puglia
Técnica: Rosicléia Campos