O segundo cabeça-de-chave, Rafael Nadal, eliminou o bom sacador sul-africano Wesley Moodie com uma vitória por 6-4, 7-6 e 7-6, neste domingo, para alcançar a quarta rodada do Aberto dos Estados Unidos pela primeira vez em sua carreira.
O espanhol foi pressionado pelo número 82 do mundo, mas Nadal finalmente selou a vitória após 2 horas e 42 minutos para marcar um confronto com o tcheco Jiri Novak na próxima fase.
"Este torneio é muito especial para mim", disse Nadal. "Alcancei a quarta rodada, o que é bom, e estou melhorando em quadras rápidas."
Uma quebra de serviço foi o suficiente para dar a Nadal o primeiro set, e o campeão de Roland Garros levou os dois seguintes com atuações seguras nos tiebreaks.
Em outras partidas deste domingo, o jovem britânico Andy Murray passou pelo 10o. pré-classificado, Fernando González, por 6-3, 3-6, 2-6, 6-3 e 6-2 para também se classificar.
Murray, 17o. cabeça-de-chave, enfrentará agora o vencedor da partida entre o russo Nikolay Davydenko, cabeça-de-chave número 7, e o polonês Lukasz Kubot.
O tenista da casa Andy Roddick também está na quarta rodada do Aberto dos EUA, depois de passar pelo espanhol Fernando Verdasco numa batalha de cinco sets: 6-7, 6-3, 6-4, 6-7 e 6-2.
O nono cabeça-de-chave, campeão de 2003, jogará agora com o qualifier alemão Benjamin Becker, que decretou a aposentadoria de Andre Agassi ao derrotar o ex-campeão também neste domingo.