Ao contrário de outros esportes, onde a maioria dos participantes é do sexo masculino, das 36 vagas do Brasil para a natação na piscina, 19 pertencem às mulheres. Embora numerosa, a equipe brasileira contará com representantes de apenas sete Estados no grupo das meninas.
A lista inclui Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro. O trio nordestino no Pan contará com a pernambucana Joana Maranhão, inscrita nos 200 metros borboleta e 200 e 400 medley.
A também pernambucana Paula Ribeiro nadará os 200 metros costas. Completa o grupo feminino a baiana Nayara Ribeiro, que vai concorrer na prova de 800 metros livre.
Embora com duas vagas a menos, o grupo masculino estará representando dez Estados. Além dos citados no grupo feminino, entram na lista o Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
A Bahia continua prestigiada, desta vez com o nadador Luis Rogério Arapiraca, que vai disputar os 1.500 metros livre. Em lugar de Pernambuco entraram o Maranhão e a Paraíba. Pela ordem, com Leonardo Guedes, nos 100 metros, e Kaio Márcio de Almeida. Este enfrentará no Pan-Americano adversários nos 100 e 200 metros borboleta.
Dois nadadores baianos, Ana Marcela Cunha e Allan Mamedio do Carmo equilibram a participação na modalidade maratona aquática, onde há nadadores tanto nos 10 quilômetros masculino como feminino. Os outros participantes são do Rio Grande do Sul e São Paulo.