O judoca Felipe Braga, de 20 anos, do Distrito Federal, disse estar ansioso para disputar a Seletiva Nacional Olímpica, sábado, em Uberlândia. Segundo ele, mesmo estando concentrado e consciente do desafio e sabendo a dificuldade que terá pela frente, treinou para fazer a sua parte, mas por ser sua primeira seletiva para a equipe principal, não sabe como vai se sentir na hora.
Tamanha ansiedade não é despropositada. O judoca da equipe sub-23, que treina há 11 anos, enfrentará em uma disputa de melhor de três lutas o carioca Flávio Canto, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, mas que vem de tratamento de uma luxação sofrida no cotovelo direito nos Jogos Pan-Americanos do Rio.
Apesar de ter viajado com a seleção brasileira para o Campeonato Mundial por equipes de Pequim, no último final de semana, Canto não disputou a final, contra o Japão, quando o Brasil saiu derrotado, ficando com o vice-campeonato mundial.
Aos 32 anos, Flávio Canto é o atual reserva do campeão mundial Tiago Camilo na categoria até 81 kg e irá defender sua permanência na seleção principal para se manter na luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Além de Canto, haverá grandes lutadores disputando espaço na seleção para se manterem no processo olímpico, como Carlos Honorato, medalhista de prata na Olimpíada de Sydney 2000 e Mário Sabino, bronze no Mundial de 2003.
Apesar de seu histórico, Carlos Honorato, que era titular da seleção, terá de disputar a seletiva. A categoria até 90 kg será a única com três participantes, Carlos Honorato, Eduardo Santos, Hugo Pessanha, e classificará dois judocas para a seleção.
Ainda não está confirmado, mas a competição poderá ter transmissão ao vivo pela Sportv.
Os confrontos da Seletiva:
Feminino:
-48 kg
Sarah Gabriele X Taciana de Lima
-52 kg
Juliene Ariecha X Andressa Fernandes
-57 kg
Ketleyn Quadros X Mariana Barros
-63 kg
Vânia Ishii X Amanda Cavalcante
-70 kg
Márcia Lima X Maria Portela
-78 kg
Claudirene César X Paloma Rocha
Masculino:
-60 kg
Denilson Lourenço X Charles Chibana
-66 kg
Leandro Cunha X Thiago Takara
-73 kg
Pedro Guedes X Victor Penalber
-81 kg
Flávio Canto X Felipe Braga
-90 kg
Carlos Honorato X Eduardo Santos X Hugo Pessanha
-100 kg
Leonardo Leite X Mario Sabino
+100 kg
Daniel Hernandes X Walter Santos