O São Caetano espantou a possível crise que ameaça até o cargo do técnico Vadão ao vencer o Ituano, por 3 a 1, nesta sexta-feira à noite, no Estádio Anacleto Campanella, na abertura da 12ª rodada do Campeonato Paulista. A equipe do ABC chegou aos 17 pontos, na provisória sétima posição, deixando o Ituano com os mesmos 15 pontos, em 10.º lugar.
A vitória convincente serviu para afastar a série de quatro jogos sem vitória, com um empate e três derrotas. De outro lado, o técnico Vinícius Eutrópio deve mesmo deixar o Ituano para aceitar o convite de atuar como auxiliar do técnico Carlos Alberto Parreira, que assumiu o Fluminense, nesta sexta, no lugar de Renê Simões.
Para chegar à vitória, o São Caetano aproveitou os seguidos erros de marcação do Ituano, principalmente na linha de impedimento. Aos 26 minutos, Vandinho puxou o contra-ataque e lançou Tuta. Este, de calcanhar, deixou Iran livre para abrir o placar. Aos 39 minutos, na única chance do visitante, Ricardo Xavier testou a bola no travessão. Mas foi pouco.
O castigo veio nos últimos minutos. Aos 43 minutos, Marcinho recebeu de Tuta e, mesmo desequilibrado, passou entre os zagueiros e pelo goleiro Alexandre Fávaro antes de tocar para as redes. Já nos acréscimos, aos 46, Vandinho aproveitou o descuido da defesa para marcar o terceiro.
No segundo tempo, o São Caetano apenas administrou a sua boa vantagem. O Ituano fez o seu gol de honra aos 30 minutos com Muriqui, que aproveitou o vacilo do lateral Vando. Mas não conseguiu reagir para buscar o empate.
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira. No Pacaembu, o São Caetano vai enfrentar o Corinthians, às 21h50. No mesmo horário, em Itu, o Ituano receberá o líder Palmeiras.
Ficha Técnica:
São Caetano 3 x 1 Ituano
São Caetano - Luiz; Iran, Everaldo, Marcelo Batatais e Vando; Tobi, Diogo Orlando, Marcinho (Zé Eduardo) e Vandinho (Marcelo); Luan e Tuta (Everton Ribeiro). Técnico: Vadão.
Ituano - Alexandre Fávaro; Henrique (Peter), Anderson, Sandro Silva e Dedé; Reinaldo, Serginho, Tição (Moacir) e Muriqui (Carlos Eduardo); Ricardo Xavier e Alex Afonso. Técnico: Vinícius Eutrópio.
Gols - Iran, aos 26, Marcinho, aos 43, e Vandinho, aos 46 minutos do 1.º tempo. Muriqui, aos 30 minutos do 2.º tempo.
Cartões amarelos - Luan, Diogo Orlando, Marcinho, Everaldo, Tobi (São Caetano); Sandro Silva e Ricardo Xavier (Ituano).
Árbitro - Leonardo Ferreira Lima.
Renda - R$ 5.920,00.
Público - 500 pagantes.
Local - Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP).