O Leão voltou a rugir na Série A do Campeonato Brasileiro e quer fazer do Goiás sua próxima presa nesta quarta-feira, 21, às 19h30, no Barradão, pela 10ª rodada da competição. Se vencer, o Vitória chega a 15 pontos e aproxima-se dos líderes.
Com um empate fora de casa em 1 a 1 contra o Grêmio, na reestreia do torneio, e um triunfo em casa por 3 a 2, contra o São Paulo, quebrando um jejum de oito anos sem vencer o tricolor paulista na Série A, o Vitória enfrentará o time esmeraldino no segundo jogo seguido em seu domínio.
Para a empreitada, o técnico Ricardo Silva terá a volta do atacante Júnior, ausente dos dois últimos jogos devido à morte de seu pai. O atacante será titular no lugar de Schwenk. Esta foi uma decisão difícil, mas sensata do técnico do Leão. Difícil porquê Schwenk, que vinha sendo titular em sua ausência, é o artilheiro do Vitória na Série A, com cinco gols marcados. Sensata porquê Júnior é o artilheiro rubro-negro na temporada, com 18 gols, apesar de ainda não ter estufado as redes pelo Brasileirão.
No meio-campo, o treinador rubro-negro não poderá contar com o volante Vanderson, suspenso devido ao terceiro cartão amarelo. No seu lugar entrará Neto Coruja, que vem tendo bons desempenhos ao entrar na segunda etapa dos jogos. O resto da equipe titular deve ser a mesma que entrou em campo contra Grêmio e São Paulo.
No confronto contra o Goiás, Ramon pode comemorar outra marca expressiva em sua carreira. Após ter sido homenageado pelo Vitória por atingir a marca de 200 jogos com a camisa do Leão, no jogo contra o São Pulo, o meia de 38 anos pode marcar seu centésimo gol em Campeonatos Brasileiros contra o esmeraldino.
Com 98 gols marcados em toda sua história pelo torneio, bastam apenas mais dois para figurar ao lado de craques que atingiram esta marca, como Zico, Romário e Careca.
Retrospecto - Este será o 27º jogo entre Vitória e Goiás na história do Campeonato Brasileiro. No histórico dos confrontos, o clube baiano é ligeiramente superior. O Leão tem 11 vitórias, contra dez do Goiás e cinco empates.
Quanto ao número de gols, foram marcados 91 no total. Nas duas partidas do ano passado pela Série A, o Vitória perdeu fora de casa por 3 a 2 e ficou no empate em 2 a 2 no Barradão.
Na campanha que levou o Vitória á final da Copa do Brasil deste ano, contra o Santos, o Leão enfrentou o Goiás na terceira fase do torneio. No primeiro embate, no Barradão, o clube baiano venceu de goleada: 4 a 0. Na casa do adversário, no Serra Dourada, o time baiano empatou em 2 a 2.
Treino - Na manhã desta terça, 20, o treinador Ricardo Silva comandou o último treino antes do confronto contra o Goiás. O técnico do Leão comandou um coletivo com ênfase na parte tática.
Ricardo escalou o time titular com Júnior no ataque, Neto Coruja no lugar de Vanderson e Ramon armando as jogadas. No decorrer do treinamento, o técnico colocou Renato no lugar de Ramon e trocou Fernando por Reniê, testando uma formação com três zagueiros. Ricardo ainda arranjou tempo para dirigir algumas jogadas ensaiadas.
Para finalizar, alguns atletas participaram do clássico rachão que antecede as partidas.
Vitória x Goiás
Vitória: Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Neto Coruja, Ricardo Conceição, Fernando e Ramon; Elkeson e Júnior. Técnico: Ricardo Silva.
Goiás: Calaça; Carlos Alberto, Rafael Toloi, Ernando e Wellington Saci; Jonilson, Amaral, Wellington Monteiro e Bernardo; Éverton Santos e Rafael Moura (Otacílio Neto). Técnico: Emerson Leão.
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador, às 19h30.
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ).
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Vinícius da Vitória
Nascimento (RJ).