Adversário da promessa brasileira Erick Silva no card principal do UFC Rio 3, o americano Jon Fitch já está no Rio de Janeiro para a luta, que acontece no próximo sábado, 13, na Cidade Maravilhosa. O lutador conversou com jornalistas sobre a sua estratégia para o combate.
Na visão de Fitch, a inexperiência do brasileiro no octógono pode contar a seu favor. "Acredito que o maior defeito do Erick é a falta de experiência. O público e a pressão das arquibancadas também podem me beneficiar em alguns momentos da luta", revelou o lutador.
Ainda assim, Fitch reconhece o talento do capixaba que, aos 28 anos, é considerado uma das maiores promessas do Brasil nos Meio-Médios. "Ele é um atleta muito explosivo. Quero levá-lo para uma zona de desconforto. Minha estratégia vai depender da luta, posso jogar tanto em cima quanto embaixo", completou.
O americano aproveitou para encher de elogios a cidade do Rio de Janeiro. "Fiquei muito feliz por ter chegado com antecedência, assim posso conhecer um pouco do povo e da cultura do país. O que mais me impressionou foram as praias, que são muito limpas em relação à dos EUA. Fiquei impressionado também com o conhecimento que o povo brasileiro tem sobre MMA. Me reconheceram e me trataram com muita cordialidade", comentou.
Aos 34 anos, Fitch acumula 24 vitórias, quatro derrotas, um empate e um no-contest em seu cartel profissional. Luta no UFC desde 2005, e já participou de 16 edições do torneio. Após um início meteórico na carreira, quando venceu oito lutas consecutivas, acabou escalado para enfrentar Georges St. Pierre pelo cinturão dos Meio-Médios, em agosto de 2008, mas acabou derrotado.
Destaque nos torneios nacionais, Erick chegou à maior competição de MMA do planeta apenas no ano passado, quando venceu Luís Ramos pela primeira edição do UFC Rio. Na luta seguinte, pelo UFC Rio 2, acabou desclassificado após um soco na nuca de Carlo Prater. Voltou a brilhar em junho deste ano, quando venceu Charlie Brenneman por imobilização pelo UFC on FX - Johnson vs. McCall. Ao todo, tem 14 vitórias, duas derrotas e um no-contest na carreira.