Fora o resultado da luta principal, entre Anderson Silva e Stephan Bonnar, a maior pergunta a ser respondida no UFC deste sábado, 13, no Rio de Janeiro, é: como está Rodrigo "Minotauro" Nogueira?
Considerado um dos maiores lutadores da história do MMA, o baiano de Vitória da Conquista volta à ativa após quase um ano afastado do octógono, tempo em que se recuperou de uma fratura no úmero, sofrida em sua última luta, quando perdeu para Frank Mir pelo UFC 153. Seu adversário será Dave Herman, oito anos mais novo que Minotauro, que completou 36 em junho.
Na entrevista coletiva do evento, realizada nesta quinta-feira, 11, no Rio de Janeiro, o conquistense brincou com um repórter, que perguntou se o resultado da luta com Herman poderia adiar a sua aposentadoria. "Você está querendo me aposentar? Você me aposentou agora!", respondeu.
Bem-humorado, o veterano disse que só vai se aposentar quando seu amigo e companheiro de treinos, Anderson Silva, sair junto de cena. "Eu sempre falo que só vou parar quando o Anderson se aposentar", disse ele. Anderson aproveitou a deixa: "Então vai demorar", brincou.
Minotauro voltou a falar sobre a manobra desastrosa da última luta, que lhe rendeu a fratura e o período de recuperação de quase dez meses. "Temos que tomar uma decisão na hora da luta. Fiz o máximo para sair da chave de braço dele, mas foi imprevisível. Não foi propósito dele ou meu quebrar o braço, foi um acidente", disse, garantindo que o tempo de inatividade já foi superado. "Venho de uma contusão muito séria e voltar a lutar é uma vitória. Vou voltar forte", prometeu.
Ex-campeão do torneio japonês Pride e ex-campeão interino dos Pesos-Pesados do UFC, Minotauro tem um cartel de 33 vitórias, sete derrotas, um empate e um no-contest (luta sem resultado). Bem mais jovem, Herman tem 21 vitórias e quatro derrotas na carreira, sendo que perdeu as duas últimas lutas, para Stefan Struve e Roy Nelson.