Cigano falou com a imprensa após a luta
Júnior Cigano passou um verdadeiro sufoco na sua volta ao octógono, na madrugada deste domingo, 14. Ele venceu Stipe Miocic por decisão unânime dos árbitros (48 a 47, 49 a 46 e 49 a 46). Ele e o adiversário faturaram o prêmio de "Luta da Noite" e embolsaram US$ 50 mil (cerca de R$ 130 mil) pelo duelo de cinco rounds na luta principal da noite, realizada em Phoenix (EUA).
O duelo entre Cigano e Miocic foi marcado inicialmente para o dia 5 de maio, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, mas não aconteceu devido a uma lesão de Cigano, que foi substituído pelo meio-pesado Fabio Maldonado. Na época, Miocic não teve dificuldades e nocauteou com pouco mais do que 30 segundos naquela oportunidade.
O brasileiro não subia no octógono desde que foi nocauteado pelo campeão Cain Velásquez, em outubro do ano passado. Cigano vinha de duas derrotas para o Cain e conviveu com críticas pela previsibilidade de seu jogo.
Depois do combate desta madrugada, o rumo do brasileiro deve mudar. Cigano está em segundo no ranking dos pesados, atrás apenas de Fabrício Werdum, atual campeão interino em função de uma lesão de Velásquez. Werdum e Velásques se enfrentarão no primeiro semestre de 2015 pela posse definitiva da cinta.
A luta
No primeiro round, Miocic evitava a trocação e conseguiu colocar o brasileiro na grade, sem manter a posição por muito tempo. Também obteve uma queda, mas Cigano se levantou rápido e evitou o solo.
Miocic voltou melhor no segundo round e continuava a ditar o ritmo na movimentação. O brasileiro novamente levou duros golpes na cabeça, mas conseguiu se safar. Miocic ainda conseguiu uma queda e manteve a posição no chão até o final para levar o round.
No terceiro round, os golpes de Cigano entraram facilmente. O brasileiro chegou a derrubar Miocic com um cruzado, mas não conseguiu finalizar, e o rival se levantou.
O quarto foi uma disputa franca. Cigano começou melhor e dava a impressão de que seria fácil manter o ritmo que havia tido no assalto anterior, mas sua esquiva voltou a falhar e novamente foi surpreendido.
Cigano e Miocic voltaram muito cansados e, na base da raça, para o último round. Os dois foram muito golpeados e alternaram o domínio do assalto. Miocic estava com os braços cansados e tentava empurrar o brasileiro para a grade, mas Cigano logo saia.