Márcia Santos chegou perto com dois vices
A chance de ser campeã pela primeira vez da Travessia Mar Grande/Salvador, que será disputada no domingo, 10, às 8h, bateu à porta da atual vice-campeã, Márcia Santos, com a desistência da bicampeã mundial Ana Marcela. Nas duas últimas edições (2013 e 2014) ela perdeu apenas para a própria Marcela, que foi aconselhada pela sua equipe multidisciplinar a dedicar-se ao treinamento para a Rio-2016.
De coadjuvante nas provas em que Marcela participa, Márcia passa a principal estrela da travessia de 12 km, que começa em Mar Grande e termina no Porto da Barra. "Não sou de cantar vitória antes da hora. A prova tem muita estratégia, mas vou me esforçar ao máximo para vencer", desconversou a nadadora de 20 anos, negando o favoritismo.
Essa condição foi criada também pelo fato de a nadadora ter se mantido no pódio nas últimas edições, superando várias concorrentes. O título viria para coroar a saga de uma atleta que persegue as primeiras colocações desde criança.
Impedida de nadar a travessia principal devido à idade, ela esperou pacientemente a oportunidade participando da Mini Mar Grande, uma prova para iniciantes disputada no Porto da Barra. Venceu nas duas únicas vezes em que nadou a prova, a última em 2008, aos 12 anos.
"Fui bicampeã da Mini, mas na Mar Grande mesmo comecei com o quarto lugar e o quinto em seguida. Em 2013 e 2014 acabei sendo a segunda colocada geral e campeã da minha categoria", relembrou Márcia, que é treinada por Antônio Menezes, o Baixinho.

Aos 12 anos, Márcia já vencia a Mini Mar Grande, no Porto (Foto: Luciano da Matta l Ag. TARDE l 13.01.2008)
Por coincidência, Baixinho é o ex-técnico de Ana Marcela, que também já brilhava nas travessias locais antes de ser chamada para a Unisanta, em São Paulo, clube para o qual retornou no ano passado.
Mantendo sempre uma postura modesta, Márcia aceitou estabelecer a principal concorrente ao título da 52ª edição da tradicional travessia a nado, disputada desde 1955. "Se Ana Marcela não vier mesmo, a minha maior adversária será Suelly Siqueira", disse a nadadora, que repetirá o guia do ano passado, Cláudio Peixe.
"Já estou treinada, esta semana é só 'polimento'. No sábado vou dormir na Ilha para já ficar pronta para a largada. Agora, a estratégia só dá para traçar no dia da travessia porque a gente não sabe como a maré vai estar no domingo", explicou Márcia Santos.
Segurança
Para a segurança da Travessia, lanchas e barcos da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) vão acompanhar o percurso. A Vitalmed participa com UTIs móveis (terrestre e marítima). Ambulâncias do Samu também ficam à disposição se houver necessidade.
Agentes da Transalvador, Salvamar, Bombeiros, Policiais da Guarda Municipal e Capitania dos Portos farão a segurança do local.