Um dos maiores duelos do futebol do planeta,o clássico espanhol entre Real Madrid e Barcelona, que será disputado neste sábado no Camp Nou (13h15, horário de Brasília), se caracteriza por números impressionantes em todos os aspectos:
3,3
É a média de gols dos jogos entre Real Madrid e Barcelona no Campeonato Espanhol. No século XXI, somente um clássico terminou empatado em 0 a 0 (novembro de 2002).
10
Número de gols do atual artilheiro da Liga Espanhola, o português Cristiano Ronaldo. Lionel Messi é o segundo com 9 gols, logo à frente do companheiro de ataque no Barça, o uruguaio Luis Suárez (8 gols).
21
É o recorde absoluto de gols marcados em confrontos Real-Barça em todas as competições, pertencente a Lionel Messi, que supera o mítico jogador 'merengue' Alfredo Di Stéfano (18). Cristiano Ronaldo é o terceiro (16).
24 contra 32
É o número de título de Campeonato Espanhol conquistados respectivamente por Barcelona e Real Madrid desde a criação da competição, em 1929. Os dois gigantes venceram dois terços dos campeonatos disputados.
43
Número de clássicos, contando todas as competições, disputados pelo ex-zagueiro do Real Manolo Sanchís, recordista de jogos. O ex-meia do Barcelona Xavi Hernández é o segundo (42). Andrés Iniesta, com 33 jogos, é o líder de clássicos disputados entre jogadores em atividade, à frente do 'merengue' Sergio Ramos (32).
114
Anos de confrontos entre Real Madrid e Barcelona, desde a primeiro jogo, disputado em 13 de maio de 1902. A palavra 'Clásico', contudo, é mais recente: criada pela imprensa, foi substituindo a simples denominação 'Madri-Barça'.
232
Clássicos disputados até hoje entre as duas equipes em competições oficiais. Os 'madridistas' levam ligeira vantagem com 93 vitórias, contra 91 do Barça. Os gigantes empataram 48 vezes.
650
Em milhões, é o número estimado de telespectadores que assistirão no mundo todo ao duelo deste sábado, de acordo com a Liga Espanhola. A partida poderá ser assistida em 185 países e terá 650 jornalistas credenciados.
679 contra 620
Em milhões de euros, valor das receitas de Barcelona e Real Madrid, respectivamente, na temporada 2015/2016, segundo números divulgados pelos próprios clubes. Barça e Real estão entre os cinco clubes com mais receitas do mundo, segundo a consultoria Deloitte.
99.354
Capacidade máxima de torcedores no Camp Nou, o estádio de Barcelona, inaugurado em 1957. O Barça afirma ter o maior estádio da Europa.