Recorde de casos de covid-19 ocorre a 107 dias da abertura dos Jogos I Foto: Divulgação
O governador da prefeitura de Osaka, no Japão, disse que não permitirá que os portadores da tocha olímpica corram nas ruas públicas como planejado na semana que vem, depois que um aumento nas infecções por Covid-19 levou as autoridades a declarar estado de emergência médica.
O governo da província de Osaka registrou um recorde de 878 novos casos diários de coronavírus na quarta-feira. O governador Hirofumi Yoshimura disse que a velocidade da infecção é “muito rápida” e a taxa de infecção “muito alta”.
O número de novos casos diários aumentou quatro vezes mais rápido nesta semana do que antes. O sistema médico está em um nível muito severo ”, disse ele em entrevista coletiva na quarta-feira.
Yoshimura disse que devido ao aumento de casos, o Revezamento da Tocha Olímpica na prefeitura não pôde prosseguir conforme o planejado. Ele disse que a prefeitura está discutindo a realização do evento em um local alternativo - no parque comemorativo da Expo '70 na cidade de Suita sem espectadores - com o comitê organizador de Tóquio 2020.
A prefeitura de Osaka foi definida para realizar o revezamento da tocha olímpica de Tóquio em 14 de abril.