Pequim - A Argentina lamentou a perda de seu cestinha Manu Ginobili, na sexta-feira, 22, durante a derrota para os Estados Unidos pela semifinal do torneio olímpico de basquete.
Maior pontuador do torneio, o armador do San Antonio Spurs deixou a partida no primeiro quarto depois de torcer o tornozelo, e não conseguiu mais voltar.
"Manu é nosso principal jogador no ataque", disse o ala Carlos Delfino à Reuters. "Ele é um astro da NBA como todos aqueles caras. Eles o respeitam. Os árbitros o respeitam."
"Tentamos nos recuperar, mas tínhamos perdido aqueles 20 ou 22 pontos, além da liderança dele em quadra."
Os Estados Unidos venceram por 101 a 81, vingando a derrota para a Argentina também nas semifinais em Atenas-2004.
"Não é a melhor coisa quando o melhor jogador do torneio se machuca em uma semifinal", disse o técnico da Argentina, Sergio Hernandez. "Para mim, ele foi o jogador-chave deste torneio."
A participação de Ginobili na disputa da medalha de bronze, domingo, contra a Lituânia, ainda não está certa.
"Manu ajudaria muito, ele é um jogador muito importante para nós", disse o ala Juan Gutierrez, da Argentina. "Certamente sentimos muito sua falta pois perdemos um importante cestinha."
O norte-americano Jason Kidd disse que ficou surpreso por Ginobili não ter voltado ao jogo.
"Ginobili é um competidor, é um dos melhores do mundo", disse Kidd. "Ele estava aqui por seus companheiros de equipe e também por seu país. Estava aqui para defender sua medalha de ouro."