O Barcelona sentiu os desfalques neste domingo. E diante de um Atlético de Madrid inspirado, perdeu fora de casa por 2 a 1, no estádio Vicente Calderón, pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol. Esta foi a primeira derrota do time catalão na competição.
Com o resultado, o líder Barcelona se manteve com 55 pontos e viu a vantagem para o Real Madrid cair para dois pontos. Já o Atlético de Madrid chegou aos 27 e saltou da 15.ª para a 11ª posição.
Entre jogadores lesionados e suspensos, o líder não pôde contar neste domingo com Rafa Márquez, Piqué, Touré, Txigrinski, Daniel Alves e Abidal, todos jogadores que atuam no sistema defensivo. Keita ainda se contundiu aos sete minutos e precisou ser substituído por Pedro.
Com o adversário desfigurado, o Atlético de Madrid soube se aproveitar e realizou grande partida. O primeiro gol saiu logo aos oito minutos com o atacante uruguaio Forlán, aproveitando boa jogada de Reyes.
Mesmo em vantagem, o time madrilenho seguiu melhor no confronto. E em falta bem cobrada por Simão, ampliou aos 22. O gol despertou o Barcelona. Quatro minutos depois, após cobrança de escanteio, Puyol desviou de cabeça e Ibrahimovic descontou.
A equipe catalã pressionou durante toda a etapa final, mas sem muita objetividade. O Atlético de Madrid, por sua vez, era perigoso nos contra-ataques e ainda criou algumas chances para ampliar.