Os bilhões do russo Roman Abramovich trouxeram glórias e troféus ao campeão inglês Chelsea, mas eles fizeram pouco para aumentar as esperanças de jovens garotos que sonhavam em jogar pelo clube londrino.
O meio-campista filipino James Younghusband se desligou do clube após dez anos e diz que é muito difícil subir para os profissionais agora que o clube pertence ao oligarca russo.
"Antes de Roman Abramovich, de cerca de 100 jovens, sete ou oito subiam para o time profissional", afirmou Younghusband, que está em Cingapura para representar as Filipinas em um amistoso internacional contra os anfitriões.
"Agora, com o aumento da competição com outros jovens jogadores europeus -- e mais dinheiro -- apenas três ou quatro são bem-sucedidos."
O atleta, de 20 anos, se transferiu para a equipe semi-profissional do AFC Wimbledon e está rapidamente se adaptando à realidade fora da divisão principal, enquanto seu irmão mais novo, Philip, continua nas categorias inferiores do Chelsea.
"Deixar o Chelsea foi o ponto mais baixo da minha carreira no futebol, um grande golpe", disse ele ao jornal de Cingapura Sunday Times.
"É mais o físico que conta nas divisões mais baixas, não o futebol bonito. Você enfrenta jogadores maiores, a bola está mais no ar sempre", disse o jovem, que jogou pelo Chelsea das categorias sub-10 até sub-19, e fez 30 aparições entre os reservas nas duas últimas temporadas antes de se desvincular do clube.
Enquanto James participa do campeonato asiático, em Cingapura e na Tailândia, seu irmão não vai atuar.
"Infelizmente não vou jogar. Conversei com o Chelsea e eles acham que é melhor eu ficar, já que estamos em um importante período da temporada", disse Philip à mídia filipina.
"Esse é o período em que as decisões são feitas sobre meu futuro."
O torneio asiático -- antes conhecido como Tiger Cup -- é uma competição bienal que acontece de 12 de janeiro a 4 de fevereiro, com equipes do sudeste asiático.
Os filipinos estão no grupo com a tricampeã Tailândia, Mianmar e Malásia, enquanto na outra chave tem Cingapura, Vietnã, Indonésia e Laos.