O primeiro dia de competição nas Paraolimpíadas de Pequim foi de medalhas para o Brasil. A primeira de ouro foi conquistada na natação. O favorito nos 100 metros masculino da classe S5, Daniel Dias, além de conquistar o ouro bateu seu próprio recorde mundial, com a marca de 1min11s05. O nadador Clodoaldo Silva, reclassificado da classe S4 para a S5, acabou em sexto colocado.
Na estréia do judô, mais duas medalhas foram conquistadas. As judocas Karla Cardoso e Michelle Ferreira conquistaram a prata e o bronze em Pequim. Karla, que competiu na categoria 58 quilos, enfrentou a chinesa Huaping Guo na final e perdeu por ippon aos 3min04s. “A chinesa era muito forte, muito boa tecnicamente. Eu fiz de tudo mas não deu”, lamentou.
Esta é a segunda prata da judoca em Paraolimpíadas. Em Atenas, Karla que tem uma visão limitada, também ficou no segundo lugar. “Abdiquei de muita coisa, mas infelizmente não consegui meu objetivo, que era o ouro. Bati na trave de novo e agora é treinar”, disse Karla. Já Michelle derrotou com facilidade na disputa pelo bronze, a espanhola Sheila Hernandez na categoria até 52 kg. A brasileira venceu por ippon nos primeiros segundos da luta.
O judoca brasileiro Hélder Araújo, entretanto, encerrou sua participação na Paraolimpíada após duas derrotas. Helder, campeão parapan-americano nos Jogos do Rio de Janeiro em 2007, competiu pela categoria até 60 kg do judô.
No futebol, a seleção brasileira de 5, atual campeã paraolímpica, venceu a Coréia do Sul por 3 a 0 na estréia dos jogos. Apesar da chuva, os brasileiros jogaram bem na disputa entre deficientes visuais. Os gols foram marcados por Jefferson, João Silva e Mizael.
"Essa estréia tem um significado especial para mim porque eu passei por alguns problemas recentemente e estou reencontrando a minha alegria no futebol. O time ainda precisa fazer alguns ajustes, mas estamos confiantes. Nosso maior adversário somos nós mesmos", declarou João Silva. O próximo desafio da equipe comandada pelo técnico Antônio Costa é contra a Espanha, à meia-noite de terça-feira, 9.
Já no basquete em cadeira de rodas masculino, a seleção brasileira perdeu na estréia para a Austrália por apenas um ponto (73 a 72). Apesar de terem começado bem a partida e abrirem 17 pontos de vantagem contra a Austrália, no segundo tempo, os brasileiros não conseguiram manter o ritmo e o ataque não funcionou. No basquete feminino em cadeira de rodas, a seleção estreou com derrota. As meninas perderam para a Alemanha, que com a vitória confirmou o favoritismo.
Na modalidade goalball, os brasileiros também perderam na estréia. A equipe masculina foi derrotada pela Suécia por 8 a 6, e a equipe feminina perdeu para as chinesas por 5 a 3. No ciclismo, na prova de 1 km contra o relógio, classe LC3, o brasileiro Flaviano de Carvalho queimou a primeira largada e, na segunda, terminou a prova em penúltimo lugar.
No hipismo, os atletas brasileiros, Marcos Alves e Sérgio Oliva, ficaram com a quinta colocação nas classes Ib e Ia, respectivamente. Davi Mesquita e Elisa Melaranci terminaram na nona colocação.