Ednei vai substituir Ramon, que está lesionado
O desfalcado sistema defensivo rubro-negro, que jogará com o criticado Ednei no lugar do lesionado Ramon, terá uma grande missão sábado, 20, a partir das 16h30, no Barradão.
Além de ajudar o Leão a bater o ABC, precisará provar que merece a confiança da torcida e ainda se livrar de um estigma: o Vitória é o único time que levou gol em todas as partidas que disputou na Série B.
O costume de ver a equipe ser vazada levou a diretoria a admitir que procura novos zagueiros. Na semana passada, fez contato com dois. Kanu, do português Vitória de Guimarães, recusou a proposta. Já a oferta por Douglas Grolli, do Cruzeiro, entrou em 'banho-maria', pois Vanderlei Luxemburgo, técnico contratado pelo clube mineiro há duas semanas, pediu um tempo para observar melhor o jogador antes de cogitar liberá-lo.
Enquanto ninguém chega, a turma que está em Salvador busca provar que pode dar conta do recado. Contudo, sabe que é preciso equiparar seu rendimento ao do ataque. O Vitória, 7º colocado na Série B, tem a 10ª melhor defesa, com 9 gols sofridos. Já o setor ofensivo, que balançou as redes 12 vezes, é o 4º melhor.
Postura na defesa
Para sábado, além de Ramon, outros dois possíveis titulares da defesa também não têm condições físicas de atuar: o zagueiro Maracás e o polivalente Luiz Gustavo. Por isso, Ednei, que, mesmo perseguido pela torcida, foi titular no começo do ano até a estreia de Guilherme Mattis, há 12 dias, está confirmado no time.
"Sei tudo o que Ednei viveu em 2015, mas é preciso dar chance ao jogador. Ednei entrou bem no último jogo, contra o Mogi Morim (jogou o 2º tempo, após lesão de Ramon), e espero que seja o início de uma nova fase dele", declarou o técnico Vagner Mancini.
Ter sofrido gols em todos os jogos pode não ser responsabilidade só dos zagueiros. No 1 a 1 com Mogi, por exemplo, a rede rubro-negra foi balançada aos 30 minutos do segundo tempo, em pênalti cometido pelo atacante Rogério.
"Precisamos diminuir os espaços entre as linhas de marcação na defesa e no meio-
campo. E, algumas vezes, temos tomado gol por falta de atenção do time todo", disse o goleiro Fernando Miguel.
Diante do quadro, o volante Marcelo, mesmo elogiado por Mancini após o empate no interior paulista, deve retornar à reserva para dar lugar a Amaral, que não jogou por estar suspenso. "Marcelo tem bom passe e inicia bem as jogadas. Porém, Amaral tem mais força física e poder de marcação", comparou o treinador.
Outra questão é que, nas últimas três rodadas, o Vitória só levou um gol por jogo. Por isso, Amaral defende: "Nossa equipe está evoluindo a cada partida. No Barradão, temos que nos impor e conseguir a vitória contra o ABC".