Ronaldo foi titular em todos os jogos do Vitória na Série B | Foto: Letícia Martins | EC Vitória
O Botafogo-SP será o adversário do Vitória, hoje, às 20h30 pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o Rubro-Negro vai encontrar um dos times com pior aproveitamento na competição nacional. O Tricolor ocupa a penúltima posição da tabela e já sofre com os riscos do rebaixamento.
A situação do Leão ainda não é tão complicada, porém até o mais otimista dos torcedores já entendeu que a realidade atual do time é jogar pela manutenção na Série B. Antes visto como principal meta de 2020, terminar entre os quatro primeiros, grupo que garante acesso para Primeira Divisão, se tornou um sonho distante.
Por outro lado, com mais da metade da competição pela frente e um oceano de equilíbrio entre os extremos da tabela, um triunfo pode fazer o Rubro-Negro mudar a situação de instabilidade e navegar em mares mais tranquilos junto aos times de meio de tabela na Série B.
Para fugir da amarga realidade, o Vitória precisa voltar a vencer, o que não consegue fazer há seis rodadas. Eduardo Barroca, novo treinador da equipe, já vai para o seu quarto jogo de vermelho e preto e ainda persegue os primeiros três pontos ao fim de 90 minutos de futebol. O jejum de triunfos é o maior do time na temporada.
Mesmo o Botafogo-SP, que foi derrotado em seus últimos quatro compromissos, somou mais pontos que o Leão nessas últimas seis partidas. O Tricolor havia vencido os dois jogos anteriores a sequência negativa. São seis pontos em 18 disputados. Já o Rubro-Negro tem apenas três, frutos dos empates com Operário-PR, Chapecoense e Guarani.
Mudanças
Eduardo Barroca ainda não fez mudanças bruscas no estilo de jogo e, principalmente, nas escalações que eram usadas por Bruno Pivetti, seu antecessor no cargo. Para a partida de hoje, até pelo pouco tempo de preparação, o esperado é que ele siga com o que foi visto nas últimas rodadas.
Ainda assim, mudanças forçadas vão acontecer. Thiago Carleto, por exemplo, cumpre suspensão automática pela expulsão contra o Guarani e não vai para o jogo. O lateral-esquerdo é dono da posição, mas tem desagradado por vacilos defensivos desde que o time era treinado por Pivetti.
Barroca pode escalar Rafael Carioca, Leonardo Leocovick, ou até improvisar Lucas Cândido na vaga do camisa 50. Rafael é o substituto natural, mas não foi relacionado para a partida contra o Bugre por opção da comissão técnica. Não é possível saber se ela fica à disposição para enfrentar o Botafogo, porque dessa vez o Vitória não divulgou os jogadores convocados para partida.
Certo é que o treinador ganhou os retornos de Vico e Gerson Magrão. Os dois estão recuperados de lesão e viajaram com o grupo. A baixa fica por conta de Alisson Farias. Com suspeita de uma lesão na coxa, o camisa 10 se junta a Wallace Reis e Fernando Neto no departamento médico do Leão.