Yuri será o goleiro titular e único relacionado para a partida desta terça-feira, 15 | Foto: Letícia Martins | EC Vitória
O goleiro Yuri Sena será titular do Vitória pela primeira vez, nesta teça-feira, 15, na partida contra o Juventude, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Quando a bola começar a rolar, às 21h30, no Barradão, o arqueiro de apenas 19 anos vai precisar defender a meta rubro-negra ao mesmo tempo em que lida com uma informação relevante: ele não terá um substituto no banco de reservas.
Yuri foi o único goleiro relacionado pelo Leão para partida dessa noite. O clube não conta o titular da posição, Ronaldo, que está lesionado e cumpre suspensão automática. Já os reservas imediatos, César e Lucas Arcanjo, testaram positivo para o novo coronavírus e estão em período de isolamento.
Assim, Yuri foi de quarta opção para o onze inicial do Vitória e vai fazer o debute como titular. A estreia no profissional foi na última sexta, 11, quando substituiu Ronaldo durante a partida contra o Cruzeiro. Naquele jogo Yuri já era a única opção da posição no banco de reservas.
Na prática, Yuri ainda nem integra o elenco profissional. Ele faz parte do grupo sub-20 do Leão, que tem outros arqueiros que poderiam ficar à disposição do time nesta terça. O problema é que esses atletas não foram inscritos na Série B.
O prazo para registrar jogadores na competição se encerrou em novembro. Já as alterações na lista eram permitidas até sete de dezembro.
Sem um reserva no banco, Yuri sabe que não pode cometer alguns erros. Uma expulsão, que já é naturalmente prejudicial, ganharia níveis catastróficos na noite desta terça.
Mais desfalques
Mazola Júnior vai precisar lidar com outras ausências para a partida contra o Juventude. Lucas Cândido cumpre suspensão automática por ter sido expulso na última rodada, e Guilherme Rend segue fora de combate, entregue ao departamento médico.
Sem a dupla, é provável que o meio de campo rubro-negro seja formado por Matheus Frizzo, Fernando Neto, Gerson Magrão e Thiago Lopes. O volante Romisson também pode aparecer entre os titulares. Nesse caso, Gerson Magrão seguiria entre os reservas.
Outra opção é mudar o esquema. Saíram de cena os três volantes e o time jogaria com uma dupla no setor: Frizzo e Fernando Neto. A vaga ‘extra’ passaria a ser ocupada por um ponta. Aí Ewandro, Mateusinho e Ruan Nascimento seriam as principais opções.
Classificação
A 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro também pode colocar o Vitória em uma situação limite. Nesse caso, na tabela de classificação. Hoje o time ocupa a 15ª posição, com 33 pontos, mas se tropeçar diante do Juventude o Leão pode terminar a rodada no 16º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento. Quem abre o Z4 é o Paraná, que soma 29 pontos e ainda não pode alcançar o Rubro-Negro nessa rodada.
Por outro lado, se vencer, o Vitória pode voltar a ganhar posições na tabela. O secador do Leão nesse meio de semana deve ser ligado nos jogos do Brasil de Pelotas, quarta, 16, e CRB, quinta, 17.
O Rubro-Negro não vence há três partidas na Série B, situação que gera incomodo nos jogadores. Na segunda, 14, o volante Matheus Frizzo falou sobre o assunto e apontou alguns erros que não podem ser repetidos, nesta terça, contra o Juventude.
“Acredito que foi o detalhe. Principalmente na derrota em casa para o Confiança e o empate com o Cuiabá fora. Contra o Confiança, a gente tinha o jogo na mão e por detalhes acabamos cometendo erros e saindo derrotados. Temos eu entrar o mais concentrado possível”, disse o volante.