João Victor (D) ganha nova chance entre os titulares (João Victor disputa bola com Vico) | Foto: Letícia Martins | EC Vitória
Chegou a vez de o Vitória aproveitar o segundo ‘jogo bônus’ da Série B do Campeonato Brasileiro. A 30ª rodada da competição nacional coloca o Oeste, time de pior campanha, no caminho do Rubro-Negro. No primeiro encontro entre eles, o Leão fez o dever de casa e somou os pontos oferecidos pelo lanterninha da Segundona. Agora como visitante, na Arena Barueri, às 16h desta sexta-feira, 18, o time tem mais uma chance de melhorar o desempenho na tabela de classificação.
O Oeste é, disparadamente, a equipe com pior pontuação na Série B. Depois de 29 jogos disputados, soma apenas 16 pontos. Aproveitamento de 18%. O do Vitória, que também não faz boa campanha, é de 41%. O Figueirense, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem 31 pontos, quase o dobro do Rubrão.
O Z-4 virou uma realidade para o Oeste na quarta rodada, e desde então o time não saiu mais de lá. Já a última posição foi ocupada pelos paulistas em 24 das 29 rodadas decorridas. A lanterna segue com o Rubro-Negro paulista em diferentes recortes. Campanha como mandante, como visitante, classificação ao fim do primeiro turno, nada os tira da 20ª posição.
Por falar em primeiro turno, o Rubrão teve o pior desempenho da história da Segunda Divisão no atual formato. Eles somaram apenas sete pontos, número menor que os nove do Duque de Caxias (2011), e os dez do Grêmio Barueri (2012).
Apesar de ter assumido o papel de ‘distribuidor de pontos’ na Segunda Divisão, o Oeste já conseguiu aprontar em algumas rodadas. Avaí, Brasil de Pelotas e CSA foram os únicos três times derrotados pelo lanterna, mas, recentemente, o Rubrão arrancou empates de Juventude e América-MG, dois times que estão no G-4 da competição nacional. A líder, Chapecoense, foi outra equipe que não passou de uma igualdade com os paulistas.
Desfalques
Os cuidados diante do Oeste precisam ser redobrados também porque o Vitória segue com uma série de desfalques. Yuri Sena continua como única opção para o gol e agora a zaga também está no limite. João Victor e Mateus Morais, de 19 anos, são as únicas opções disponíveis no setor. Os titulares Wallace Reis (suspenso) e Maurício Ramos (lesionado) estão fora.
No ataque, a ausência é ainda mais importante. Léo Ceará foi vetado pelo departamento médico e não joga. O camisa 9 é artilheiro do time na Série B, com 13 gols. Léo deve ser substituído por Jordy Caicedo, que não vive boa fase no Rubro-Negro. Ele balançou as redes apenas três vezes na temporada. A última delas na 18ª rodada.
O Leão vem de um resultado positivo no último jogo e, se somar mais três pontos, vai deixar bem encaminhada a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. O time está atualmente com 36 pontos e os matemáticos apontam 44 como ponto de corte.