Léo Ceará disputou 30 das 34 rodadas da Série B | Foto: Letícia Martins | EC Vitória | Divulgação
Na última quarta-feira, 13, o torcedor do Vitória viu mais um gol salvador de Léo Ceará na Série B do Brasileiro. A cena se tornou comum na atual edição da competição, mas é bom o rubro-negro começar a desapegar, porque ela não deve se repetir na próxima temporada. O camisa 9 tem a saída praticamente definida, mas antes quer salvar o Leão do rebaixamento.
>>Veja tabela de classificação e jogos da Série B
Léo Ceará tem contrato até o fim da Série B e o A TARDE apurou que o jogador já decidiu que vai deixar a Toca. Uma renovação não faz parte de seus planos porque o atacante está chateado com a forma como a direção do clube o tratou nos últimos 12 meses.
Ao longo da temporada, que foi iniciada em 2020 e se estende até os primeiros meses deste ano, Léo já foi afastado do elenco em duas oportunidades por causa da renovação de contrato. A primeira aconteceu em janeiro e durou apenas alguns dias. A segunda foi em julho, e dessa vez por mais tempo.
O atacante já pode assinar com outros clubes e, pelo que foi apurado, recebeu propostas de times das séries A e B do Campeonato Brasileiro. O mais provável, no entanto, é que ele atue fora do Brasil quando deixar o Vitória.
Autor de 14 gols em 30 jogos na Segunda Divisão, Léo é um dos principais destaques do Rubro-Negro no campeonato. Os números dele mostram que a permanência do time na Série B, a ser decidida nos próximos quatro jogos, tende a passar pelo atacante.
Sete dos oito triunfos do Leão na competição nacional tiveram gols de Léo Ceará. Apenas no 1 a 0 diante do Sampaio Corrêa, na estreia, ele não balançou as redes. Contra Juventude (1 a 0), Paraná (1 a 0), CRB (2 a 1) e Oeste (3 a 1; marcou duas vezes), seus gols foram decisivos para que o time saísse de campo com os três pontos.
Ele foi fundamental ainda nos empates com Ponte Preta (3 a 3), Guarani (1 a 1) e, mais recentemente, no 2 a 2 com o Avaí, anotou o segundo gol rubro-negro aos 45 minutos do segundo tempo. A bola na rede encerrou um jejum de três partidas sem marcar. Esse foi o tempo máximo que Léo ficou sem balançar a rede nesta Série B, e já tinha acontecido em outras duas ocasiões. Com 14 tentos, ele busca a artilharia da competição, que hoje pertence a Caio Dantas (17), do Sampaio Corrêa.
A próxima chance que Léo Ceará vai ter para diminuir essa distância é no domingo, mas a missão não será nada fácil. O Vitória vai ter pela frente a vice-líder da competição, Chapecoense, que ostenta a melhor defesa da Série B.
Preparação
Nesta sexta, 15, os jogadores do Vitória dão início à preparação para a partida contra a Chape, domingo, no Barradão. A delegação rubro-negra retornou para Salvador nesta quinta, 14, e foi liberada após pousar na capital.
Serão apenas dois dias de trabalho na Toca do Leão. O tempo também é curto para o departamento médico, que tenta recuperar jogadores para o técnico Rodrigo Chagas. O principal deles é o volante Guilherme Rend, desfalque na última quarta.
O jogo contra a Chapecoense será o penúltimo do Vitória no Barradão. Depois, o time só volta ao seu santuário para receber o Botafogo-SP, pela 37ª (penúltima) rodada da competição nacional.