De volta à Toca, Eron trabalhou com bola ao lado de parte do elenco | Foto: Letícia Martins | EC Vitória
O Vitória está de volta ao mercado de transferências. Na terça-feira, 9, o clube quitou a última das dívidas junto à Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) e regularizou a situação com a CBF. Restam agora apenas alguns detalhes burocráticos para que o Rubro-Negro possa voltar a registrar jogadores, o que deve acontecer ainda esta semana.
A punição imposta pela CBF em dezembro do ano passado impedia que o Leão inscrevesse novos atletas por seis meses ou até o pagamento das dívidas, que foi o que aconteceu. Os compromissos até então não honrados pelo clube eram com o Cianorte, o treinador Ney Franco e dois grupos de empresários.
Mesmo sem o sinal vermelho da entidade máxima do futebol brasileiro, a diretoria não olha para o mercado de transferências com a liberdade oferecida pelo sinal verde. A cor da realidade rubro-negra é a amarela. É com atenção e cautela que o Vitória pretende voltar a contratar jogadores neste início de uma nova temporada.
A reportagem do A TARDE apurou que, apesar do pagamento das dívidas junto ao CNDR, a situação financeira do clube ainda é preocupante. A folha salarial foi aliviada com a saída de alguns jogadores, mas não houve retorno financeiro em nenhum desses casos. Todos deixaram a Toca do Leão sem custos, inclusive Léo Ceará, que foi artilheiro e melhor jogador do time em 2020.
O monitoramento em busca de reforços é focado em jogadores em fim de contrato ou que possam chegar ao clube por empréstimo, como é o caso de Aníbal Vega. O atacante de 20 anos formado na base do Palmeiras já está na Toca do Leão e vai trabalhar com o grupo. Com a autorização da CBF, ele deve ser registrado e ficar à disposição para a estreia do Campeonato Baiano, na semana que vem.
Além de Aníbal, o elenco atual conta com Samuel e Eron para a função de camisa 9. O jogador que retorna de empréstimo, aos 22 anos, é o mais velho entre as opções. Situação que leva a crer que atacantes são uma prioridade na busca por reforços.
Preparação
Na terça, o elenco do Vitória foi para campo pela primeira vez na (curta) pré-temporada que o time vai realizar. Com exames negativos para Covid-19, os jogadores retornaram à Toca do Leão e vão seguir concentrados por lá até a quarta-feira da semana que vem, quando estreiam pelo Campeonato Baiano.
A terça teve trabalho em dois turnos e elenco dividido em dois grupos na Toca. Enquanto parte dos jogadores foram para campo de manhã, outros realizaram exames médicos. No turno da tarde, os papéis foram trocados.
Entre nomes da base e remanescentes da última temporada, 29 jogadores participaram das atividades de terça. A lista incluiu alguns nomes que não tinham se apresentado na segunda-feira, como Fernando Neto, Alisson Farias e os zagueiros Maurício Ramos e João Victor.
Outros atletas sob contrato, no entanto, seguem longe da Toca do Leão. Entre eles estão os laterais Rafael Carioca e Leandro Silva. A reportagem apurou que a diretoria tenta encontrar novos clubes para a dupla. O vínculo deles com o Rubro-Negro vai até o fim dessa temporada.
Nesta quarta, 10, o time volta a trabalhar em campo e o treinador Rodrigo Chagas deve reunir todos os jogadores do grupo concentrado para uma mesma atividade pela primeira vez.
Atividade com bola
De volta à Toca do Leão após período de empréstimo junto ao Remo, Eron foi para campo na manhã de terça e trabalhou com bola ao lado de parte do elenco. Pela tarde, o atacante passou por exames físicos. Nesta quarta, Rodrigo Chagas deve reunir todo o grupo que está concentrado na Toca