Quarto decorado fica em frente ao check-in | Fotos: Raphaël Müller | Ag. A TARDE
Série 6/7
Esta é a penúltima reportagem sobre a edição ‘Janelas’ da Casacor Bahia 2020. Na próxima semana vamos falar sobre a premiação da mostra e outras novidades
O único espaço da Casacor Bahia 2020 “aberto” ao público 24 horas fica em um local privilegiado no aeroporto internacional de Salvador – em frente ao portão de embarque (check-in) –, por onde passou, somente no mês de novembro, uma média de 13 mil passageiros ao dia, segundo dados da assessoria de imprensa do terminal. É lá onde está instalado a “Janela do Viajante”, ambiente de 15 metros quadrados assinado pela designer de interiores Bruna Oliveira, 38, para a edição deste ano da mostra.
Segundo ela, um “quarto à beira-mar” que convida quem passa a conhecer um pouco mais os encantos do litoral baiano, “trazendo conforto, aconchego, sofisticação, estética e funcionalidade”. O espaço conta com uma cama grande e lençóis desarrumados propositadamente, livros, balanço, plantas, painel fotográfico na parede e xales fazendo as vezes de cortinas “para dar a ideia de janelas”. “Gostei bastante de fazer o espaço do aeroporto. É um lugar que está sempre cheio, de grande visibilidade”, conta Bruna.
A visitação segue até o próximo sábado, em mais de quatro pontos da capital baiana: Farol da Barra, Corredor da Vitória, Salvador Shopping e novo Centro de Convenções. A entrada é gratuita e, de acordo com o tema da exposição (“Janelas”) e atendendo aos atuais protocolos de segurança sanitária, os pavilhões ou “vitrines” só podem ser conferidos por trás dos vidros, de forma a evitar o contágio por Covid-19.
“A ideia do ambiente é transmitir as boas-vindas à nossa cidade praiana, com todo aconchego e acolhimento que o ambiente oferece, através dos materiais que o compõem. O piso de porcelanato amadeirado aquece o lugar, enquanto o revestimento que abraça o balanço, que traz um ar despojado ao espaço, tem tons que casam com o painel fotográfico e o cenário de mar ao fundo da cama, delimitado pelas cortinas que remetem a uma janela, tema da Casacor este ano”, diz.
Gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport, Daniela Franco comemora a iniciativa em sediar a mostra de decoração e arquitetura e diz que ela vai ao encontro com a “premissa (do equipamento) de valorizar o sense of place [do inglês, senso de lugar] que visa potencializar a identidade cultural da Bahia, nas mais variadas manifestações”.
“O espaço apresenta a quem passa pelo local todo o charme praiano que a capital baiana possui, mas sem deixar de lado o aconchego e o acolhimento necessários para um quarto. A experiência é possível através da combinação dos móveis juntamente com os detalhes do design e materiais utilizados. A Casacor é uma demonstração do talento de vários arquitetos baianos, e aqui no aeroporto gostamos de mostrar aos visitantes o que a Bahia tem de melhor, e é uma honra receber a mostra em nosso terminal”, fala.
Bruna Oliveira, responsável pelo espaço
Nona participação
Esta é a nona participação de Bruna na Casacor Bahia, desenhista e artista plástica de formação pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), pós-graduada em design de interiores por duas vezes, uma delas na Itália, e com 15 anos de atuação como profissional. Bruna diz trabalhar com todo tipo de projeto, mas ter preferência por arquitetura de interiores de residências. Não importa se somente o quarto, ou sala. Ela conta ainda que muito cliente novo “chega por indicação”, mas que o Instagram “costuma ajudar bastante também”.
Atualmente, Bruna comanda um escritório com uma equipe de sete colaboradores, entre arquitetos, engenheiro e designers – além de ser apresentadora de tevê. Ela comanda, na tela da Band Bahia, o quadro “Meu Aconchego”, onde, há um ano e meio, dá dicas de arquitetura e decoração, apresenta projetos, indica prestadores de serviços na área, entre outros. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 14 horas, dentro do programa Band Mulher.