Ao se preparar para a celebração do quinto aniversário do 11 de Setembro, o presidente norte-americano, George W. Bush, disse no sábado que o programa de detenções da CIA para interrogar suspeitos de terrorismo tem sido "inestimável" para prevenir outros ataques aos Estados Unidos.
Bush admitiu publicamente nesta semana que a CIA tem detido suspeitos de terrorismo, incluindo o suposto idealizador do 11 de Setembro, Khalid Sheikh Mohammed, em locais secretos no exterior.
Ele anunciou que Mohammed e outros 13 foram transferidos recentemente para a baía de Guantánamo, em Cuba, um centro de detenção do Pentágono, para serem processados no futuro.
O programa da CIA, revelado pelo Washington Post no ano passado, provocou protestos internacionais e críticas de grupos de direitos humanos.
Bush está inflexível às críticas e decidido a apoiar o programa, que desde os ataques de 11 de Setembro já prendeu quase 100 suspeitos de terrorismo.
"Este programa tem sido inestimável para a segurança da América e seus aliados e nos ajudou a identificar e capturar homens, que o nosso serviço de inteligência acredita serem arquitetos dos ataques de 11 de Setembro", disse Bush em seu pronunciamento semanal no rádio.
"Se não fosse este programa, nosso serviço de inteligência acredita que a al Qaeda e seus aliados teriam êxito em lançar outro ataque contra o território americano", acrescentou.
Os democratas, que tentam obter o controle de pelo menos uma das duas Casas do Congresso nas eleições de novembro, estão destacando a crescente impopular guerra do Iraque para os eleitores. Cinco anos após os ataques do 11 de Setembro, a "América não está perto de ser tão segura como pode e deve ser", disse Sherrod Brown, de Ohio, um democrata candidato ao Senado norte-americano.
As tropas norte-americanas continuam a procurar o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, e seu vice, Ayman al-Zawahri, que desde os ataques de 11 de Setembro veiculam esporadicamente vídeos e audios para mostrar que não foram capturados ou mortos.
"A América ainda enfrenta inimigos determinados", disse Bush. "No longo prazo, derrotar estes inimigos requer mais do que melhorias na segurança interna e ações militares no exterior. Nós também precisamos oferecer uma alternativa à ideologia de ódio dos terroristas", ele disse.
O presidente norte-americano planeja celebrar o aniversário do 11 de Setembro com visitas no domingo e segunda-feira aos locais onde os aviões explodiram_ Ground Zero, onde as torres gêmeas do World Trade Center foram derrubadas em Nova York, no Pentágono, na região de Washington, e em um campo da Pensilvânia.