A democrata Hillary Clinton e o republicano John McCain, pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos, recuperaram terreno nos últimos dias, alavancados pelas vitórias obtidas nas primárias de New Hampshire.
A informação foi divulgada hoje pelas redes de televisão "ABC" e "CBS", e pelos diários "The Washington Post" e "The New York Times".
No lado democrata, segundo a pesquisa da "ABC-Post", Hillary obtém vantagem sobre Barack Obama de cinco pontos percentuais (42%-37%), enquanto John Edwards está muito atrás, com apenas 11%.
Este resultado, que se equipara ao de outras pesquisas, demonstra, segundo os analistas, que a campanha democrata já está concentrada em uma disputa entre Hillary e Obama.
A pesquisa da "CBS-NYT", por sua vez, concede a Hillary, com 42%, uma vantagem ainda maior sobre Obama (27%). Edwards se mantém com 11% nesta enquete.
No que diz respeito aos republicanos, a pesquisa da "ABC-Post" concede ao senador pelo Arizona John McCain uma vantagem de 8 pontos percentuais sobre o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee (28%-20%).
O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, com 19%, está praticamente empatado com Huckabee, enquanto Giuliani, muito concentrado nas primárias da Flórida, obtém apenas 15% das intenções de voto nacionais.
A pesquisa da "CBS-NYT" é ainda melhor para McCain, já que dá ao pré-candidato uma vantagem sobre Huckabee de 33% contra 18%. Atrás estão Giuliani (10%) e Romney e Thomson empatados com 8%.
A enquete da "ABC-Post" tem margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, e a da "CBS-NYT" a situa em 3 pontos percentuais.
Outro tipo de pesquisa mais especializada, como a publicada hoje pelo Instituto Rasmussen, que analisa diariamente as intenções de voto dos americanos, indicou que, entre os eleitores brancos, Hillary tem vantagem sobre Obama de 41% contra 27%.
Mas entre os negros, Obama lidera a enquete com uma ampla vantagem, avaliada em 66% contra 16% de Hillary.