Líderes iranianos concordaram em responder todas as questões ainda pendentes sobre o passado das atividades nucleares do Irã em um período de quatro semanas. A decisão foi tomada depois de negociações com o chefe de inspeção nuclear da Organizações das Nações Unidas (ONU). O chefe da Agência de Energia Atômica Internacional, Mohamed ElBaradei, também recebeu informação sobre a "nova geração de centrífugas", de acordo com a porta-voz de ElBaradei, Melissa Fleming.
Segundo a porta-voz ela, esta questão é uma prioridade para a agência à medida que ela tenta estabelecer qual é o avanço real da tecnologia iraniana que pode ser utilizada em um programa de armas nucleares. O prazo de quatro semanas dado aos líderes iranianos é uma forma de encerrar o questionamento da agência sobre o programa nuclear do país.
Segundo fonte diplomática, a investigação agora vai se focar nos aspectos mais delicados do passado atômico do Irã, que incluiriam a condução de experimentos que levariam a armas atômicas. ElBaradei voltou de uma viagem de dois dias a Teerã, que incluiu encontros com o líder iraniano aiatolá Ali Khamenei e com o presidente Mahmoud Ahmadinejad.