O pré-candidato democrata Barack Obama ignorou a vitória da sua rival Hillary Clinton nas primárias da Virginia Ocidental, ganhando mais apoio de líderes do partido hoje, em um sinal de que sua derrota pouco afetou a perspectiva de vencer a nomeação para candidato oficial do partido à presidência dos Estados Unidos. Obama obteve hoje o importante apoio do ex-pré-candidato democrata e ex-senador John Edwards, além de mais quatro superdelegados. Ele fez campanha em Michigan, onde discursou numa fábrica da Chrysler e prometeu, se eleito, destinar US$ 200 milhões ao ano em subsídios para revitalizar a indústria americana, que tem transferido postos de trabalho para a Ásia.
Edwards, um pré-candidato democrata que abandonou a atual corrida pela presidência em janeiro, deverá anunciar oficialmente seu apoio a Obama ainda hoje, em Michigan. Hillary obteve o apoio de um superdelegado e voltou a afirmar que continua na disputa. Ela insiste, junto aos superdelegados, no discurso de que apenas sua candidatura pode atrair o voto da classe trabalhadora para os democratas, crucial para obter a vitória sobre o candidato republicano John McCain nas eleições presidenciais de novembro.
"Escolham quem vocês acreditam que será o candidato mais forte," disse hoje Hillary em Charleston, Virginia Ocidental, onde venceu as primárias de ontem. O fraco desempenho de Obama na Virginia Ocidental, onde ele obteve apenas 25% dos votos, mostrou como seu desempenho é limitado entre os eleitores da classe operária, que têm manifestado apoio a Hillary.
PreocupaçãoEssa fraqueza - somada à longa e amarga disputa das primárias do Partido democrata - aumentou as preocupações entre os democratas de que eles talvez tenham minado o que parecia ser uma forte perspectiva de capturar o comando da Casa Branca após sete anos de governo Bush, em meio às ansiedades com os preços em alta da gasolina, a economia enfraquecida e as guerras no Iraque e Afeganistão. O apoio de Edwards a Obama, no entanto, pode fortalecer sua candidatura entre os trabalhadores.
Incluídos os delegados obtidos na Virginia Ocidental e os novos apoios de superdelegados, Obama agora tem 1,886 delegados, e Hillary tem 1,718. É necessário obter o apoio de 2,026 delegados para ser nomeado candidato. Cerca de 250 dos 800 superdelegados ainda estão indecisos. No geral, Obama tem tido vantagem na disputa por novos superdelegados. Apenas na semana passada, ele obteve o apoio de 30 - mais que os 20 delegados que Hillary conquistou ontem nas primárias da Virginia Ocidental.