O presidente eleito dos Estados Unidos se muda com a futura primeira-família para Washington este fim de semana, após passar o Reveillon em Oahu, no Havaí. Até sua posse, no próximo dia 20, Barack Obama, sua mulher, Michelle, e as duas filhas do casal, Malia e Sasha, vão ficar hospedados em um dos hotéis mais exclusivos da cidade, que no período que antecede a posse presidencial tem sua capacidade hoteleira esgotada. Por medidas de segurança, o nome do hotel que hospedará Obama não foi revelado por autoridades da equipe de transição.
Obama havia planejado uma viagem de trem que começaria na Filadélfia em 17 de janeiro, mas decidiu antecipar a mudança para este sábado ou domingo devido o início, na segunda-feira, dia 5, do ano letivo em Sidwell Friends, escola particular onde vão estudar suas filhas.
A equipe de assessores do futuro presidente americano chegou a checar a viabilidade de a família Obama se hospedar na Casa Blair, uma mansão atrás do Lafayette Park, próximo a Casa Branca, mas foi informada de que há eventos agendados na mansão até 15 de janeiro, quando ela tradicionalmente fica vaga para o presidente eleito. Obama permancerá no hotel até poder mudar-se para a Casa Blair.
Exceto por uma visita ao presidente George Bush, na Casa Branca, no último dia 10 de novembro, Obama passou longe de Washington durante o período de transição. Mesmo tendo trabalhado no Senado, nos últimos quatro anos, ele passou pouco tempo na capital dos Estados Unidos, mantendo sua residência em Chicago, onde ficou parte do tempo, além do Havaí.
Economia - Segundo o The New York Times, a mudança prematura para a sede da residência oficial da presidência norteamericana deverá chamar a atenção do mundo para o futuro presidente em um momento em que ele se prepara para assumir a presidência sem ainda experimentar as dificuldades do cargo. Na próxima quarta-feira, 7, o presidente eleito participará de um almoço na Casa Branca a convite de Bush, onde deverão estar presentes ex-presidente ainda vivos.
Segundo informações de membros da equipe de transição, também na próxima semana, em Washington, Barack Obama, vai se concentrar na discussão de como reanimar a instável economia americana. A informação é de que o presidente eleito deve chegar antes dos novos membros do Congresso fazerem o juramento na terça-feira e pretende trabalhar no pacote econômico que deseja assinar antes de sua posse em 20 de janeiro.