Sousa é conhecido pela personalidade forte e hábito de tirar selfies com apoiadores
O presidente Jair Bolsonaro parabenizou, nesta quarta-feira, 27, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, pela reeleição em primeiro turno.
“Brasil e Portugal vçao continuar trabalhando juntos, com base em nossa irmandade profunda, por mais comércio, mais investimentos, mais segurança e mais democracia e pelo fortalecimento da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]”, escreveu Bolsonaro em publicação nas redes sociais.
As eleições foram realizadas no domingo, 24, em meio a regras rígidas de saúde e segurança, enquanto o país luta contra uma terceira onda de contágio do coronavírus (covid-19). A taxa de abstenção chegou a 60,5%. Nas eleições de 2016 havia sido de 51,3%.
Sousa, de 72 anos, eleito em 2016, foi reeleito para o segundo mandato com 60,7% dos votos. Ele foi professor de Direito e comentarista político no rádio e na televisão. É conhecido por sua personalidade forte e hábito de tirar selfies com apoiadores.
Em Portugal, cujo regime é parlamentarista, o presidente tem um papel quase decorativo, mas pode vetar certas leis e decretar estados de emergência, um poder que Sousa utilizou frequentemente durante a pandemia, seguindo a liderança do Parlamento. Demais decisões estão nas mãos do primeiro-ministro, cargo exercido por Antonio Costa, atualmente.