Os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), participam do primeiro debate televisivo do segundo turno, logo mais às 22h deste domingo, 10, no estúdio da Rede Bandeirantes, em São Paulo. Com mediação do jornalista Ricardo Boechat, o programa será divido em cinco blocos com duração prevista de cerca de duas horas, com transmissão ao vivo.
Ambos os presidenciáveis comemoraram o maior tempo deste debate para apresentação das propostas. Eu acredito que as posições vão ser mais claras e vai ser mais fácil que eleitor possa ver por meio das exposições em quem votar, afirmou Dilma Rousseff (PT), ao visitar a 29ª Bienal de São Paulo neste domingo. A candidata ainda ressaltou que o debate será mais uma chance dos eleitores obterem informações para definir sua preferência.
Através de nota divulgada em seu site oficial, José Serra (PSDB), por sua vez, comentou que os candidatos devem "aproveitar o debate do segundo turno para ajudar a gerar um Brasil com valores claros.
Estrutura - No primeiro bloco do programa, Dilma e Serra terão dois minutos para responder à mesma pergunta, formulada pela produção da Rede Bandeirantes. Na sequência, cada candidato terá um minuto para formular um questionamento, que deverá ser respondido pelo adverário em dois minutos. Ambos terão direito a réplica e tréplica de dois minutos cada.
O tucano e a petista deverão formular perguntas entre si, no mesmo formato estabelecido na primeira parte do programa, nos outros três blocos. O debate será encerrado no quinto bloco com as considerações finais de cada candidato, em três minutos cada, por ordem de sorteio.
Pesquisas - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff aparece sete pontos porcentuais à frente do adversário José Serra (PSDB), na primeira pesquisa de intenções de voto realizada durante o segundo turno da campanha presidencial. O levantamento realizado pelo Datafolha e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo, mostra a petista com 48% das intenções de voto, contra 41% do tucano.
*Com informações da Agência Brasil.