A quinta pesquisa Ibope/TV Bahia, apresentada na noite deste sábado, 6, e última antes do primeiro turno das eleições a prefeito em Salvador, indica segundo turno entre os candidatos Pelegrino (PT) e ACM Neto (DEM). A avaliação de intenção de votos na capital baiana manteve a classificação apontada na pesquisa anterior, com a liderança do petista, que mantém 34%, seguido pelo democrata, com 29%.
Contados apenas os votos válidos - excluindo os votos brancos/nulos e os eleitores indecisos - Pelegrino registra 43% das intenções, seguido por ACM Neto, com 37%, Mário Kertész, com 9%, Márcio Marinho, com 6%, Rogério Tadeu da Luz, com 3% e Hamilton Assis, com 2%.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam. ACM Neto foi o mais citado, com 36%. O segundo lugar ficou com Rogério Tadeu da Luz, que registrou 34%. Na sequência, Pelegrino alcançou 29%, seguido por Hamilton Assis, com 20%, Mário Kértesz, com 19%, e Márcio Marinho, com 17%.
O Ibope entrevistou 805 eleitores, entre os dias 4 e 6 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00487-2012.
Variação pequena - Na última avaliação, divulgada no dia 27 de setembro, Pelegrino estava com o mesmo índice divulgado neste sábado, e ACM Neto havia registrado 31%, ocupando a segunda posição na preferência dos soteropolitanos.
Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa indica empate técnico entre os dois primeiros colocados, com o consequente segundo turno.
Já o peemedebista Mário Kertész não sofreu variação, mantendo os 7% da última avaliação. O candidato Márcio Marinho (PRB) cresceu um ponto nesta pesquisa, aparecendo agora com 5%.
O candidato Rogério Tadeu da Luz (PRTB) variou positivamente, passando de 1% para 3%. Já Hamilton Assis (Psol) não teve seu números modificado nesta aferição, aparecendo com 2% das intenções. Brancos e nulos somaram 11% e os indecisos, 9%.