Isidório durante a gravação do programa
No primeiro dia de campanha eleitoral com prefeituráveis de Salvador no rádio e TV, que começou nesta sexta-feira, 26, quem chamou atenção com parcos 50 segundos foi o candidato Sargento Isidório (PDT), que apesar de se auto-assumir doido em seu jingle, começa a querer mostrar que também tem um lado sério ao ser apresentado como pai de família, bíblia em mãos, e o responsável por resgatar usuários de drogas através da Fundação Dr. Jesus. Isidório diz que são todos seus filhos "traquinos de drogas". Não só isso, a tese de sanidade mental é atestada com declarações de entrevistados.
"Ele não é doido, nada", diz uma senhora para outra, esta, que solta: "Eu sei!". Isidório, que se apresenta como um homem que nasceu na perferia de Salvador, na Rua das Virgens, tem sete filhos e sete netos, diz que a Dr. Jesus já resgatou 42 mil pessoas. Uma cabeleireira diz: "Se tivesse 10 mil doidos como ele, nosso mundo seria melhor".
Alice ataca
A candidata Alice Portugal (PCdoB) foi a única, por enquanto, a partir para o ataque contra ACM Neto evidenciando as denúncias da vice-prefeira Célia Sacramento sobre superfaturamento de obras da capital, publicadas domindo, dia 21, em A TARDE. Nas inserções Alice usa a reportagem para desgastar a imagem de Neto por meio da denúncia da qual Célia disse não ter provas, ainda que afirme que uma perícia poderia constatar o que ela declara. O prefeito já disse que irá processá-la.
O governador Rui Costa (PT) já aparece neste primeiro programa pedindo votos para Alice, assim como a senadora Lídice das Mata (PSB) e o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. O discurso "contra o golpe" abriu o programa e a ideia do fortalecimento da figura da mulher é constante. Alice é apresentada como a filha de costureira e pai servidor público que desde cedo está na luta em favor da população.
Salvador renasceu
Com o maior tempo do bloco, 4 minutos, a campanha do prefeito ACM Neto, "o melhor prefeito do Brasil" adotou o discurso de que ainda há o que fazer na cidade, mas que as mudanças no espaço físico e na auto-estima das pessoas são evidentes. O próprio jingle de Neto começa com a ideia de que "Salvador renasceu, não dá pra esquecer (...) e que a cidade quer de novo você [Neto]".
"As pessoas sabiam que não dava para resolver tudo, nem nós prometemos resolver tudo. Mas Salvador vive um momento diferente, a cidade se reencontrou com sua auto-estima. Se não fosse meu amor por Salvador, eu não teria dado minha palavra há quatro anos atrás, que queria ser prefeito para mudar a realidade da nossa cidade".
A primeira missão de Neto, diz ele, seria fazer salvador sorrir. E que ele acredita estar no caminho certo.
Político autoritário
O candidato Claudio Silva (PP) diz que é o candidato que pensa diferente. O sobrenome comum entre os brasileiros foi mote para que buscasse uma identificação com o eleitor da periferia, que acorda cedo e pega ônibus lotado diariamente. Ele se diz diferente dos "políticos autoritários que pensam em arrecadar cada vez mais do povo".
Com poucos segundos de TV, Fábio Nogueira, do PSOL, enfatizou que é hora da mudança. Célia Sacramento (PPL) e Da Luz (PRTB) não entregaram as peças de propaganda eleitoral em tempo hábil.