Deputados democratas têm candidaturas certas em duas das maiores cidades baianas: Clóvis Ferraz, que disputa a Prefeitura de Vitória da Conquista, e Tarcízio Pimenta, em Feira de Santana. Já o democrata José Nunes confessa-se vacilante em entrar no embate em Euclides das Cunha. “Se saírem os deputados do DEM, os três primeiros suplentes são do PP, reduzindo a nossa bancada e aumentando a deles”, disse, destacando, contudo, que não falta apelo popular para que confirme a candidatura. “Estou entre o coração e a razão”, diz.
Dos deputados do PMDB, são candidatos Fábio Santana (Capitão Fábio), em Itabuna, Ferreira Ottomar, em Camaçari, e Marizete Pereira, em Brumado. Ottomar enfrenta um ex-aliado, o prefeito de Camaçari Luiz Caetano, do partido do governador. Previsão de tempo quente na tribuna da AL. Único representante do PP nessa lista, o deputado Roberto Muniz tem o apoio do DEM em Lauro de Freitas.
Mas o esvaziamento da AL no período de campanha eleitoral não será motivada unicamente pela ausência de deputados que pretendem ser prefeitos. Coloque-se nessa relação os que não estarão diretamente envolvidos nas disputas, mas querem ver seus familiares eleitos .
A lista de deputados nessa situação é grande: Ângela Souza (PSC) quer ver o filho Mário Souza (PSDB) prefeito de Ilhéus; Antônia Pedrosa (PRP), o marido, Antônio Henrique Moreira (PMDB), em Barreiras; Artur Maia (PMDB), o irmão, Roberto Maia (PMDB), em Bom Jesus da Lapa; Luiz Argolo (PP), a mãe, Vera Correia, em Entre Rios; Nelson Leal (PSL), a mãe, Lia Leal (PSDB), em Livramento de Nossa Senhora; Reinaldo Braga, o filho, Reinaldo Braga Filho (PMDB), em Xique-Xique; Rogério Andrade (DEM), o pai, Aloísio Andrade (DEM), em Elísio Medrado; Ronaldo Carleto (PP), a mãe, Marizete Carleto, em Itamaraju; Virgínia Hage (PMDB), o pai, Michel Hage (PMDB), em Itapetinga; Júnior Magalhães (DEM), a mãe, Tonha Magalhães, em Candeias; e, finalmente, o deputado Ferreira Ottomar (PMDB), que, além de sair candidato, lutará pela reeleição da filha, vereadora Janete Ferreira (PMDB), em Camaçari.
Para fechar a conta dos que estarão divididos entre o plenário e as suas bases, pode-se falar em todos os outros deputados que, no período, darão apoio a candidatos a prefeitos e vereadores. Inclusive o próprio líder do governo, Waldenor Pereira, que estará em Vitória da Conquista dando suporte ao candidato petista Guilherme Menezes.