O governo federal avalia um sistema para envio de mensagem de texto (SMS) para os celulares dos beneficiários do programa Bolsa Família. A ideia, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, é evitar que futuros tumultos voltem a ocorrer em virtude de boatos, como o divulgado no último sábado, 18, quando milhares de pessoas foram às unidades da Caixa para sacar o benefício achando que o programa tinha sido cancelado.
Atendimento - O movimento nas agências da Caixa Econômica Federal, causado por causa de boato sobre o fim do Bolsa Família, estará normalizado nesta terça-feira, 21, prometeu a ministra. Ela participou do programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e reforçou por diversas vezes que o Bolsa Família será mantido.
No último final de semana, o boato lotou agências da Caixa em diversos pontos do País, sobretudo em capitais do Nordeste. O pico da procura, segundo a ministra, ocorreu no sábado, 18, quando "o movimento (no total de saques) foi cinco vezes maior". Entre o sábado e o domingo, segundo informou a Caixa, mais de R$ 150 milhões foram sacados por famílias em benefícios do Bolsa Família e cerca de 900 mil saques foram feitos.
A ministra também disse que o ministério estuda outros meios de informar a população assistida sobre o programa, para evitar situações como as do final de semana. Segundo ela, a situação foi agravada pelo fato de as agências estarem fechadas. "(Com a agência fechada) A nossa capacidade de conversar com a população é muito menor. Como a boataria se espalhou no final de semana, não pudemos dar apoio (à população) ".