Documento cita um trecho de “Pau Que Nasce Torto” e Compadre Washington | Foto: Divulgação
Um advogado do Rio Grande do Norte usou uma música do grupo de axé baiano "É o Tchan" para pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que as eleições para presidente da Câmara e do Senado sejam com voto aberto. No documento, o homem, identificado como Emanuel Holanda Grilo, cita um trecho de “Pau Que Nasce Torto”, uma das músicas mais conhecidas da banda.
"Um poeta baiano, dentre tantos extraordinários que lá existem, escreveu com penas de ouro, mesmo que parafraseando um ditado popular, que 'Pau que nasce torto, nunca se endireita': Compadre Washington", afirmou.
Na ação, o advogado pede ainda que o voto seja impresso. "Não há qualquer mandamento na Constituição Federal que autorize atos, leia-se votos dos parlamentares, secretos na
eleição das Mesas Executivas: Senado e Câmara dos Deputados. Ponto forte deste Mandado de Segurança", argumenta.
Segundo a Agência Câmara de Notícias, a Mesa Diretora decidiu nesta segunda-feira, 18, que a eleição para o comando da Casa será presencial para todos os deputados – sem possibilidade de votação remota para os deputados do grupo de risco do coronavírus – e acontecerá no dia 1º de fevereiro, provavelmente à noite. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).