A reunião no Plenário Cosme de Farias foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior
A Câmara Municipal de Salvador definiu na manhã desta quinta-feira, 3, os integrantes das comissões permanentes da Casa para o próximo biênio. A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), no Plenário Cosme de Farias.
“As comissões técnicas têm um peso fundamental no processo. Toda avaliação do que a cidade quer e precisa passa basicamente por essas comissões, que têm o juízo da pré-admissibilidade e da admissibilidade, como as comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento, e as comissões temáticas que versam sobre os temas que envolvem toda a cidade do Salvador", afirmou.
Comissões
O vereador Alexandre Aleluia (DEM) foi o escolhido para conduzir a Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJ). O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que era o presidente da comissão na legislatura anterior, será o vice-presidente.
"É uma honra conduzir mais uma vez a CCJ, comissão muito trabalhosa e de grande responsabilidade, pois é o centro do processo legislativo. Tenho certeza que vou dar o máximo para poder trabalhar bem, tanto para os meus colegas quanto para toda a cidade. Todos os projetos passam pelo colegiado e eu me coloco à disposição para que o melhor seja feito”, afirmou Aleluia.
O vereador do Cidadania, Joceval Rodrigues, continuará como presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização após recondução.
“Para mim é a renovação de uma responsabilidade, de estar à frente de uma comissão tão importante. Espero agora, com mais experiência e maturidade, poder produzir ainda mais. Essa comissão foi uma das que mais produziram, mesmo com a pandemia”, disse Joceval.
A vice-presidência será ocupada pelo vereador Sidninho (Podemos) que também acumulará a vice-presidência da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. O colegiado será presidido pelo vereador Duda Sanches (DEM), que também foi reconduzido nessa legislatura.
“Será mais um ano desafiador da comissão por conta das grandes obras que envolvem o planejamento urbano de nossa cidade, a exemplo da ponte Salvador-Itaparica, que gera grande impacto ambiental na Baía de Todos os Santos, além de impacto na mobilidade daquela região e será um grande vetor de crescimento econômico para a cidade, uma vez que ela venha acontecer”, destacou.
Os outros escolhidos são:
Edvaldo Brito (PSD), que presidirá o colegiado de Legislação Participativa com Emerson Penalva (Podemos) na vice-presidência.
A Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais será presidida novamente pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB) com Tiago Ferreira (PT) como vice-presidente.
O colegiado de Educação, Esporte e Lazer terá como presidente a vereadora Cris Correia (PSDB). O vice-presidente escolhido foi o vereador Téo Senna (PSDB).
Maurício Trindade (MDB) estará à frente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social. O vereador Dr. José Antonio (PTB) foi escolhido para a vice-presidência.
A Comissão de Reparação será conduzida pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), ficando com a vice-presidência a colega Ireuda Silva (Republicanos).
Irmão Lázaro (PL) foi o escolhido para presidir Assistência Social e de Direitos das Pessoas com Deficiência. O parlamentar Emerson Penalva (Podemos) assumirá a vice-presidência.
A vereadora de primeiro mandato Roberta Caires (Patriota) irá residir a Comissão dos Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor. O vereador Téo Senna (PSDB) ficará com a vice-presidência.
Ireuda Silva (Republicanos), na presidência, e Cátia Rodrigues (DEM), na vice-presidência, vão ficar à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Sílvio Humberto (PSB) foi escolhido para presidir a Comissão de Cultura enquanto Luiz Carlos Suíca (PT) ficará na vice-presidência.
Para finalizar, o vereador Ricardo Almeida (PSC) ficará à frente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais. A vereadora Marcelle Moraes (DEM) será a vice-presidente.