De acordo com membros do governo federal, aprovação do projeto trará estabilidade monetária para o país
Causando impacto em sua chegada à presidência da Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) marcou para esta terça-feira, 9, a votação do projeto que prevê a autonomia do Banco Central. De acordo com o parlamentar, o projeto será posto para apreciação após "sinalização positiva" dos líderes e bancadas do Congresso.
"Uma grande sinalização de destravamento da pauta do Congresso. Um grande sinal de previsibilidade para o futuro da economia brasileira. Um grande sinal de credibilidade para o Brasil perante o mundo", afirmou.
O projeto, que tem o deputado Silvio Costa (Republicanos-PE) como relator, foi aprovado no Senado em novembro e apesar de ser uma das prioridades do governo federal, era visto como secundário pelo ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que deu maior atenção para pautas como a reforma tributária e de mecanismos de ajuste fiscal.
Grande defensor da medida, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou que a aprovação do projeto trará estabilidade monetária para o país. "A autonomia do Banco Central é um projeto antigo, um sonho de mais de 40 anos. É um projeto decisivo para garantir estabilidade monetária do país, para garantir o poder de compra da moeda, dos salários, das aposentadorias e até das execuções orçamentárias", avaliou.