Governador participará de reunião com Eduardo Pazuello / Foto: Fernando Vivas | GOVBA
Como já defendido anteriormente, o governador Rui Costa informou que pedirá ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a inclusão de profissionais da Educação entre os grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. Os governadores se reúnem com o ministro nesta quarta-feira, 17, quando cobrarão do titular da pasta um cronograma de imunização.
Em transmissão nas redes sociais nesta terça-feira, 16, Rui destacou que o pedido não será apenas para a inclusão de professores, e sim para trabalhadores do setor.
Ao falar sobre a impossibilidade de retorno das aulas presenciais, o governador disse que chegou a cogitar a volta das atividades nas escolas em novembro do ano passado, quando foi alertado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) a respeito dos números da pandemia do novo coronavírus. "Vamos retomar as aulas ainda esse ano. Eu planejei voltar em novembro, quando a Sesab me chamou e mostrou o gráfico com a tendência de crescimento. Passaram 15 dias e continuou crescendo, agora explodiu de vez. Tenho fé que a gente vai conseguir acelerar essa vacina, mesmo com toda a má vontade do presidente e da Anvisa", declarou.
No encontro com Pazuello, a expectativa é de que os governadores também apelem para que o presidente Jair Bolsonaro sancione sem vetos a Medida Provisória que agiliza a aprovação para uso de vacinas no país. Aprovado no início do mês pelo Senado, o texto determina que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda, em até cinco dias, autorização para uso emergencial de imunizantes já aprovados por agências internacionais.