Centro Sul Baiano

Da Redação Qui , 18/07/2019 às 17:11 | Atualizado em: 18/07/2019 às 19:30

Policlínica de Jequié fará atendimento neste final de semana



A Policlínica Regional de Jequié funcionará neste final de semana, dias 20 e 21 de julho, quando serão realizados 348 exames e consultas e 372 procedimentos, de acordo com a direção da unidade. O objetivo do atendimento extra à população dos municípios consorciados é colocar em dia a demanda reprimida.

Os atendimentos à população dos municípios consorciados serão voltados para as especialidades de Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Reumatologia, Cardiologia e Gastroenterologia. Já os exames e procedimentos são ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, mapa, endoscopia, tomografia, mamografia e radiografia.

Segundo a diretora da policlínica, Ignês Lopes, a unidade está alcançando pessoas que não tinham acesso às consultas e exames com especialistas, seja por questões financeiras ou de logística. “Muitos pacientes da zona rural estão tendo a oportunidade de acessar esses profissionais devido à disponibilidade de micro-ônibus que os transporta na ida e na volta ao município”, destaca

As policlínicas são resultados de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Assim, o Estado é responsável pelo custeio de 40% do gasto mensal e os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, de acordo com o número de habitantes. Além de Jequié, participam do referido consórcio: Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Ituruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, Ubatã.