Centro Sul Baiano

Da Redação Qui , 25/11/2021 às 07:25

Gestores do Consórcio Alto Sertão debatem governança ambiental no âmbito municipal



Realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Caetité, por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), o 1º Seminário do Consórcio Alto do Sertão teve como tema “Governança ambiental no âmbito municipal”.

O evento marca o início dos trabalhos do convênio celebrado, em agosto, entre o Governo da Bahia e o Consórcio Alto Sertão, através do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), cujo objetivo é fortalecer os órgãos municipais de meio ambiente.

O seminário reuniu mais de 50 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, gestores e técnicos ambientais das cidades de Caetité, Caculé, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

A programação contou com palestra da coordenadora de Articulação Institucional da SEMA, Kitty Tavares, que abordou questões como ações de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente, o papel dos entes federativos e o Programa GAC. “Para a construção deste evento, a SEMA e o INEMA identificaram os focos de interesse institucionais. A partir daí, as mesas temáticas foram pensadas em integrar representação dos entes federativos - IBAMA, Estado e municípios - e tratar mais diretamente sobre Unidades de Conservação, bem como os fundos socioambientais”, explicou a gestora.

Também palestraram a diretora de Sustentabilidade e Conservação do INEMA, Jeanne Sofia, que falou sobre o tema "Gestão Ambiental no âmbito das unidades de conservação"; e a coordenadora de Gestão de Fundos da SEMA, Ivana Pitanga, que focou nas temáticas da compensação ambiental e do Fundo Estadual de Recursos do Meio Ambiente (FERFA).